Logo Folha de Pernambuco

Eurocopa

Rashford, Sancho e Saka, da Inglaterra, sofrem ataques racistas após vice da Euro

Ataques vieram após os três jogadores perderem seus pênaltis na final do torneio

Jadon Sancho, após a sua cobrança na disputa por pênaltisJadon Sancho, após a sua cobrança na disputa por pênaltis - Foto: Frank Augstein / POOL / AFP

Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka. Os três jogadores da Inglaterra que perderam seus pênaltis na final da Eurocopa, neste domingo (11) sofreram ataques racistas logo após a partida.

Nas redes sociais, após a partida, Saka foi chamado de macaco e recebeu xingamentos racistas e também xenofóbicos (que mandavam ele voltar para a Nigéria, nação de seus pais).

Ofensas semelhantes foram direcionadas a Sancho e Rashford, ambos atletas negros. Os dois entraram nos últimos instantes da prorrogação, atuaram pouco e também erraram suas cobranças.

Para Saka, 19, promovido ao time principal do Arsenal há dois anos, foi sua primeira disputa de penalidades na carreira. Ficou sob sua responsabilidade a quinta e decisiva cobrança, que selou a vitória da Itália depois da defesa do goleiro Donnarumma.

A partida em Wembley, que começou com todos os jogadores ajoelhados contra o preconceito, terminou com uma enxurrada de ofensas racistas após o apito final.

A Polícia de Londres disse que os abusos são "totalmente inaceitáveis", que "não vai tolerar" esse tipo de comportamento e que os casos serão investigados.

Técnico da Inglaterra, Gareth Southgate afirmou após o jogo que os abusos são imperdoáveis. "Não é isso que nós defendemos", disse o treinador.

"É minha decisão sobre quem bate os pênaltis", completou, dizendo estar orgulhoso dos jogadores.

A final da Eurocopa foi a primeira de um torneio importante que a Inglaterra disputou desde a decisão da Copa do Mundo de 1966, também em Wembley, quando foram campeões.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, afirmou que os jogadores devem "ser louvados como heróis, não abusados racialmente nas redes sociais".

A Football Association (FA), a entidade máxima do futebol inglês, afirmou que "qualquer um por trás deste comportamento nojento não é bem-vindo" e que irá dar suporte aos atletas, pedindo a "punição mais dura possível" para os responsáveis.

O príncipe William que estava no estádio para a partida, afirmou que "é totalmente inaceitável que os jogadores tenham que suportar esse abominável comportamento". Ele é também presidente da FA.

Como assinar DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.   

Veja também

Newsletter