Logo Folha de Pernambuco

Skate

Recife será palco de etapa do circuito brasileiro de skate, o STU National

Competição desembarca na capital pernambucana no dia 16 de setembro, em nova pista que será construída na Rua da Aurora

STU acontece no Recife entre 16 e 18 de setembroSTU acontece no Recife entre 16 e 18 de setembro - Foto: Dondinho/PCR

O Recife será palco do principal circuito de skate brasileiro: o National. Organizado pela Plataforma Skate Total Urbe (STU), nas modalidades Street e Park, a última etapa da competição ocorrerá entre os dias 16 e 18 de setembro com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e do Gabinete do Centro do Recife, na Rua da Aurora. O evento receberá ídolos olímpicos e a elite nacional da modalidade na nova pista que será inaugurada no local. São esperados 120 atletas na capital pernambucana. 

Além da competição, o cronograma contará com música, arte, moda, gastronomia e lifestyle, tudo integrando uma programação cultural múltipla e gratuita. Serão R$ 600 mil em premiações, distribuídos igualitariamente entre os vencedores de ambas as categorias e modalidades. Diogo Castelão, fundador e idealizador do STU, reforçou a importância da escolha por Recife como palco da etapa final da competição. 

“Quando a gente olha para a cena do skate nacional, entendemos que é muito importante a capilaridade. Valorizar todos os brasis dentro do Brasil. E quando olhamos para o Nordeste, Pernambuco e Recife são referências. Finalizar o circuito nacional no Nordeste, valorizando a inclusão, valorizando uma cena crescente, que a gente quer cada vez mais robusta, foi essencial na hora da decisão. Isso tudo é emblemático. Nosso objetivo com isso é que não só o Recife, mas o Brasil inteiro passe a ser celeiro de ídolos do skate nacional.” 

Para receber o evento, uma nova pista será construída no cais da Aurora. Ela terá mais de 600 m² e foi pensada em parceria com a Rio Ramp Design, principal escritório de arquitetura especializado em pistas de skate do Brasil. Será a única fora do eixo Sul e Sudeste construída em padrão olímpico, o que permitirá atrair ainda mais skatistas de diferentes regiões do País para a capital pernambucana. O investimento total será de R$840 mil, feito integralmente pela Plataforma Skate Total Urbe (STU). 

Um dos que estarão presentes em setembro é o multicampeão Pedro Barros, 27 anos. Prata nas Olímpiadas de Tóquio, realizada em 2021, o skatista já venceu os principais campeonatos mundiais de Bowl e Park. Além disso, foi seis vezes medalhista de ouro no X Games. 

Veja também

Newsletter