Xadrez

Recife vai sediar as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino de Xadrez

O evento vai acontecer no hotel Jangadeiro, na praia de Boa Viagem, entre os dias 15 e 23 de dezembro

As finais do Campeonato Nacional não aconteciam em Recife há 52 anos As finais do Campeonato Nacional não aconteciam em Recife há 52 anos  - Foto: Divulgação/ CBX

Recife vai ser palco da mais aguardada competição nacional de xadrez de 2022. De 15 a 23 de dezembro, a capital pernambucana sediará as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, no hotel Jangadeiro, na praia de Boa Viagem. O evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) vai distribuir premiação em dinheiro no valor de R$36 mil (Absoluto) e R$16 mil (Feminino). 

Os principais enxadristas dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Roraima e Amazonas já confirmaram presença no último grande evento do calendário do xadrez nacional.

As inscrições podem ser feitas pelo site da cbx.org.br até o dia 15 de dezembro e a expectativa é de que dobre o número de participantes. A disputa é aberta ao público, obedecendo apenas o silêncio.

As finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino retornam ao Recife depois de 52 anos, reforçando o projeto de expansão da modalidade.

"É muito importante a final do Brasileiro no Recife, uma vez que faz 52 anos que a cidade não recebe este evento. Pernambuco é um estado de tradição no xadrez nacional e juntamente com a federação local estamos viabilizando essa oportunidade para a região Nordeste, mantendo a linha de xadrez para todo o Brasil", revelou o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo.

O dirigente também destacou as excelentes condições das competições realizadas no Nordeste e agradeceu o apoio da Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX).

"Quero destacar que os eventos realizados no Nordeste sempre oferecem um excelente aparato turístico, aliando estrutura e lazer, e transmito aqui os parabéns à federação pernambucana, em especial ao seu presidente Yoshio Hiramine, pelo apoio recebido e a coragem de sediar esse grande evento, além do vice-presidente da CBX, Marco Asfora".

O presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, Yoshio Hiramine, falou da emoção e importância de voltar a sediar a final de Brasileiro. "Confesso que ainda estamos emocionados de voltar a fazer parte do calendário da CBX, pois trazer esse grande evento nacional para Recife depois de mais 50 anos é fantástico, e temos a certeza que será um sucesso, não só na colaboração para o crescimento do xadrez de Pernambuco, como de toda região", comentou Yoshio.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter