Logo Folha de Pernambuco

Julgamento

Recurso do Sport contra as punições sofridas pela confusão diante do Vasco é adiado pelo STJD

Torcida do Sport Torcida do Sport  - Foto: Igor Cysneiros / SCR

O julgamento do recurso impetrado pela equipe pernambucana contra as punições recebidas devido a confusão causada pela torcida do Sport Clube Recife na Ilha do Retiro, em confronto contra a equipe do Vasco da Gama pela 35ª rodada da Série B, foi adiado. Inicialmente marcado para ocorrer esta semana, o julgamento ainda não possui nova data para ocorrer.

A solicitação do adiamento do julgamento foi feita pelo advogado da equipe do Sport, Osvaldo Sestário, que estaria viajando na data marcada para a audiência. Sestário alegou na petição do adiamento que gostaria de fazer a defesa de forma presencial, tendo sua solicitação acatada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Como o judiciário entra em recesso no período compreendido entre 23 de dezembro e 12 de janeiro, o novo julgamento do recurso somente deverá ser remarcado após esta data.

Em 09 de novembro de 2022 ocorreu o primeiro julgamento dos fatos ocorridos na Ilha do Retiro, que resultaram em pesada punição ao clube pernambucano. Devido a invasão de campo e agressões por parte dos torcedores do Sport o clube foi punido com a perda dos pontos ganhos na partida que terminou empatada em 1 a 1. Tendo sido declarado perdedor pelo placar de 3 a 0, o time do Sport foi ainda punido com a perda de 8 mandos de campo, tendo que jogar com portões fechados, além de sofrer uma multa no valor de 180 mil reais. Como as punições seriam válidas pelo Campeonato Brasileiro da Série B em 2023, o Sport perderá o mando de campo praticamente em todas as partidas que disputará como mandante no primeiro turno da competição nacional.

Relembre os fatos ocorridos na Ilha do Retiro no confronto entre Sport X Vasco pela 35ª rodada da Série B

No dia 16 de outubro de 2022, dois dos favoritos dos sites de apostas na luta pela quarta e última vaga de acesso a Série A, Sport e Vasco, se enfrentaram no estádio da Ilha do Retiro. Separados por apenas 3 pontos de diferença, o confronto era tido como um dos duelos mais importantes na definição da última vaga para a subida de divisão.

Em um jogo equilibrado, o Sport tentava dominar as ações sem muita efetividade, enquanto o Vasco apostava em jogar fechado e sair para os contra-ataques. Apesar de colocar uma bola na trave na segunda etapa, a equipe carioca pouco produzia e foi punida com um gol de Labandeira em jogada de Vagner Love. A equipe da casa abriu o placar por volta dos 19 minutos e a euforia tomou conta dos torcedores do Sport enquanto o Vasco partiu para o desespero.

Quando o jogo se encaminhava para uma vitória do Sport Recife que acirraria ainda mais a disputa pelo acesso, o Vasco teve um pênalti marcado a seu favor em cima de Alex Teixeira, aos 40 minutos do segundo tempo, após revisão do VAR. Na cobrança, o atacante Raniel deixou tudo igual e saiu em comemoração efusiva na direção da torcida do Sport. Tendo sido revelado nas divisões de base do Santa Cruz, clube rival pernambucano, o atacante provocou os torcedores do Sport e a partir daí tiveram origem cenas lamentáveis de invasão de campo por parte dos torcedores. Durante a ocorrência, até mesmo uma profissional do corpo de bombeiros que estava trabalhando no atendimento dentro de campo chegou a ser agredido.

Devido aos fatos ocorridos, a partida precisou ser interrompida com os atletas do Vasco seguindo diretamente para o vestiário.

Após permanecerem em campo por um longo tempo cobrando uma definição, jogadores e dirigentes do Sport foram comunicados pelo árbitro Raphael Claus que o jogo seria encerrado por falta de segurança

Os fatos ocorridos nesta data somente foram a julgamento após o encerramento da Série B, quando o Sport já havia terminado sem o acesso, na sétima posição, e o Vasco havia conseguido a última vaga para a Série A, tendo terminado em quarto lugar.

Com o julgamento realizado em 09 de novembro, o clube carioca foi declarado vencedor por 3 a 0 e conquistou os pontos da partida no tribunal, tendo conquistado ainda uma posição na tabela de classificação, subindo para a terceira colocação.

O Sport Recife, foi punido com a perda de 8 mandos de campo, tendo que jogar com portões fechados, além da perda dos pontos conquistados na partida e de multa de 180 mil reais.

Agora a equipe pernambucana aguardará a marcação de um novo julgamento do recurso impetrado para saber se as punições originais serão mantidas ou modificadas.

Veja também

Newsletter