Logo Folha de Pernambuco

CALOR

Reforço no calor: clássico entre Santa Cruz e Sport terá água gratuita para torcida mandante

Novidade foi divulgada pelo clube coral na noite desta segunda-feira (4)

Estádio do Arruda, localizado na Avenida Beberibe, na capital pernambucanaEstádio do Arruda, localizado na Avenida Beberibe, na capital pernambucana - Foto: Ricardo Bezerra/Arquivo Folha

Durante o Clássico das Multidões do próximo sábado (9), quando o Santa Cruz receberá o Sport no Estádio do Arruda a partir das 16h30, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Pernambucano, copos de água serão dados gratuitamente aos torcedores corais, por conta das altas temperaturas climáticas que Recife vem enfrentando.

A novidade foi anunciada pelo clube coral no início da noite desta segunda-feira (4).

No jogo do último sábado (2), quando o Tricolor venceu o Central por 1 a 0 pelo Estadual e conquistou vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025, muitas pessoas deixaram as arquibancadas do Arruda durante o jogo passando mal, por conta do calor excessivo no local. Algumas até precisaram receber atendimento médico.

Previsão do tempo
No momento do confronto, a previsão climática, de acordo com informações do Climatempo, é que a capital pernambucana apresente temperatura máxima de 32º C e mínima de 26º C.

Ana Benevides
A distribuição gratuita de água em eventos com grande público passou a acontecer a partir da morte de Ana Clara Benevides, em 17 de novembro do ano passado, por exaustão térmica. A estudante de psicologia, à época com 23 anos, estava no público do primeiro show da "The Eras Tour", da cantora Taylor Swift, no Esádio Olímpico Nilton Santos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, quando passou mal e morreu, em decorrência do calor no espaço. Não foi permitida a entrada de garrafas de água no espaço, por "questões de segurança".

"Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada estou com isso. Tenho muito pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Não vou poder falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil", publicou Taylor Swift, à época.

Projetos de Lei (PL) inspirados no caso foram criados, voltados para que as empresas responsáveis pelos eventos - privados ou públicos - sejam obrigadas a fornecerem água potável gratuita ao público. Em Pernambuco, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) fez apresentações à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para conseguir determinar a distribuição de água em espaços com eventos, shows, bares e restaurantes.

Os textos, que pretendem alterar o atual Código Estadual de Defesa do Consumidor e ainda a lei que regulamenta a realização de shows e eventos artísticos acima de mil espectadores, já foram publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo. 

"A morte de Ana (Clara Benevides) poderia ter sido evitada se não fosse a deficiência na regulamentação que abre espaço para que estes eventos coloquem o lucro acima da vida. O caso não é isolado", argumentou a política, à época.

No Recife, por sua vez, a proposta vem com a assinatura do vereador Chico Kiko (PP). O assunto está em trâmite e prevê a suspensão de eventos que descumpram o acordado. O político pede que "permitam a entrada de garrafas de água para consumo individual, bem como forneçam água potável por meio de bebedouros" em locais onde o público seja igual ou superior a duas mil pessoas.

A discussão sobre o tema também chegou à Câmara dos Deputados, em Brasília, por Projetos de Lei (PL) assinados pela deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral (PSB), e pelo deputado federal pelo Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende (PSDB).

"Propomos o Projeto de Lei Ana Benevides para estabelecer fornecimento gratuito de água potável em eventos públicos e privados e estabelecimentos comerciais. A proposta busca, através das medidas tomadas, promover a prevenção de problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas associadas às mudanças climáticas, ao estabelecer medidas que assegurem o fornecimento adequado de água potável. O Projeto de Lei Ana Benevides fundamenta-se no princípio da proteção à saúde e na preservação da dignidade humana como pilares essenciais do ordenamento jurídico, visando contribuir para um ambiente mais saudável e resiliente diante dos desafios climáticos contemporâneos. A ausência de fornecimento gratuito de água potável e, ainda mais, a proibição de entrada desse recurso essencial em determinados locais são questões que comprometem diretamente o direito fundamental à saúde", justificou a dupla, no ofício.

Veja também

Ana Marcela é heptacampeã da temporada da Copa do Mundo de águas abertas
TÍTULO MUNDIAL

Ana Marcela é heptacampeã da temporada da Copa do Mundo de águas abertas

Leilão de Ronaldo: de encontro com Beckham e Vini Jr a autógrafo de 18 campeões do mundo; confira
GALÁTICOS LEILÃO

Leilão de Ronaldo: de encontro com Beckham e Vini Jr a autógrafo de 18 campeões do mundo; confira

Newsletter