Logo Folha de Pernambuco

Copa do Nordeste

Reforços ajudam a melhorar desempenhos de Santa e Sport na temporada

Rivais se encontram neste meio de semana pela Copa do Nordeste, no Arruda

No primeiro clássico da temporada, Santa e Sport ficaram no 1x1, no ArrudaNo primeiro clássico da temporada, Santa e Sport ficaram no 1x1, no Arruda - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Após duas semanas, Santa Cruz e Sport voltam a se encontrar, nesta quarta-feira (31), no Arruda, neste início de temporada. No dia 14 de março, em encontro válido pelo Estadual, as duas equipes estavam em baixa e acabaram empatando em 1x1. Enquanto o Tricolor vinha de quatro tropeços seguidos, o Rubro-negro acabara de ser eliminado precocemente da Copa do Brasil. Na ocasião, apenas a Cobra Coral podia contar com seus recém-chegados em campo. O Leão, por sua vez, estava impedido de registrar novos atletas pela Fifa. Agora, em situações diferentes, os rivais se enfrentam, pela Copa do Nordeste, com novas caras que melhoraram o rendimento dos respectivos times.

Entre os dez reforços contratados pelo Santa Cruz desde o início da temporada, apenas seis entraram em campo com a camisa coral. No entanto, os recém-contratados que foram aproveitados nas últimas rodadas melhoraram o sistema de jogo adotado pelo técnico João Brigatti. O lateral-esquerdo Alan Cardoso, o volante Karl e o atacante Madson assumiram a titularidade em seus respectivos setores. A entrada de Alan Cardoso - principal destaque entre os reforços - fez com que o Santa se tornasse mais agressivo pelo lado esquerdo; na última partida, contra o Ypiranga/AP pela Copa do Brasil, o lateral foi uma das principais opções na construção de jogadas ofensivas e marcou um dos gols na goleada por 4x0. 

No meio-campo, o volante Karl deu consistência ao setor, formando uma dupla de volantes com o jovem Caetano, após a saída de Paulinho. A disputa pela titularidade no meio ainda conta com o experiente Elicarlos, que volta à equipe após ter sido diagnosticado com Covid-19 e ter cumprido o isolamento social. 

O atacante Madson, escalado como titular nas duas últimas partidas, também se mostrou como uma alternativa no setor ofensivo. Brigatti, que tinha poucas opções para as pontas, pode contar com o camisa 11 e Maxwell, ex-Sport, que estreou contra o Ypiranga.

Pelo lado rubro-negro, o técnico Jair Ventura ganhou cinco reforços para este início de temporada. Setor contestado pela torcida em 2020 durante a disputa do Brasileiro, o ataque ganhou quatro jogadores. Chegaram Maxwell, Toró, Neílton e Tréllez. Todos já estrearam com a camisa rubro-negra. Além do quarteto, Thiago Lopes foi contratado para aumentar a competitividade na armação, que antes só contava com Thiago Neves e o prata da casa Gustavo. O recém-chegado, porém, ainda não entrou em campo, apesar de ter sido relacionado para o encontro com o Central.

Diante da Patativa, Maxwell e Neílton apareceram entre os titulares. O camisa 7, inclusive, ganhou elogios de Jair Ventura. Na visão do treinador, o jogador que veio do Coritiba teve momentos interessantes ao lado de Thiago Neves enquanto estiveram juntos em campo. A expectativa é que ambos sejam titulares também contra o Santa. Na etapa complementar ante o time de Caruaru, Tréllez fez sua estreia e deixou boa impressão nos torcedores, principalmente pela mobilidade apresentada. Último a entrar na vitória por 2x0, Toró precisou de poucos minutos para fazer seu primeiro gol pelo Leão e aumentar a briga por uma vaga no time principal.  

Veja também

Newsletter