Logo Folha de Pernambuco

Copa Africana de Nações

República Democrática do Congo vence Egito nos pênaltis e vai às quartas da CAN

Seleção encara agora Guiné nas quartas de final

Jogadores da República Democrática do Congo comemoram vitória nos pênaltisJogadores da República Democrática do Congo comemoram vitória nos pênaltis - Foto: SIA KAMBOU/AFP

O Egito, atual vice-campeão, se despediu neste domingo (28) da Copa Africana de Nações nas oitavas de final ao perder para a República Democrática do Congo nos pênaltis por 8 a 7 (após um empate em 1 a 1 nos 120 minutos), em San Pedro, na Costa do Marfim, horas depois de a Guiné ter eliminado a Guiné Equatorial por 1 a 0.

O goleiro do time francês Rodez, Lionel Mpasi, converteu a última cobrança após o outro arqueiro, Mohamed Abou Gabal 'Gabaski', mandar a sua para fora.

Antes de Gabaski, Mostafa Mohamed, o artilheiro do Egito no torneio, com 4 gols, um por partida, também chutou para fora.

Do lado congolês, Arthur Masuaku isolou sua cobrança.

No tempo regulamentar a partida havia terminado empatada com gols no primeiro tempo de Meschack Elia (37') para a República Democrática do Congo e de Mostafa Mohamed (45'+1, de pênalti) para os 'Faraós'.

Este final cheio de suspense encerrou um jogo sem brilho, entre duas seleções que haviam se classificado para as oitavas com três empates.

A República Democrática do Congo chega às quartas de final ainda sem ter vencido nos 90 ou 120 minutos, mas pode se orgulhar de ter eliminado o Egito, o maior campeão da história da Copa Africana de Nações, com sete títulos.

A RDC vai enfrentar agora a Guiné, que se classificou ao derrotar a Guiné Equatorial por 1 a 0, com um gol marcado nos instantes finais dos acréscimos.

No Estádio Olímpico de Ebimpé, os guineenses jogaram em superioridade numérica a partir do início do segundo tempo, após a expulsão de Federico Bikoro no minuto 55.

Pouco antes eles haviam tido um gol anulado por impedimento (52'), enquanto a Guiné Equatorial perdeu um pênalti aos 69 minutos de jogo.

Foi com uma bela cabeçada de Mohamed Bayo (98'), após um cruzamento de Ibrahim Diakite que a Guiné garantiu sua vaga nas quartas de final, em um jogo que só ficou mais animado no segundo tempo.

É um momento histórico para a 'Syli Nationale', que nunca havia vencido um duelo eliminatório da Copa Africana das Nações. Foram vice-campeões em 1976, numa época em que os quatro finalistas disputavam no formato de todos contra todos, num quadrangular, para decidir o título.

 

--- Jogos das oitavas de final da Copa Africana de Nações:

 

Sábado, 27 de janeiro:

Angola 3x0 Namíbia 

Nigéria 2x0 Camarões 

 

Domingo, 28 de janeiro:

Guiné Equatorial 0x1 Guiné

Egito (7)1x1(8) RD Congo 

 

Segunda-feira, 29 de janeiro:

(14h00) Cabo Verde x Mauritânia

(17h00) Senegal x Costa do Marfim

 

Terça-feira, 30 de janeiro:

(14h00) Mali x Burkina Faso

(17h00) Marrocos x África do Sul

Veja também

Newsletter