Logo Folha de Pernambuco

pelé

Restos mortais de Pelé vão descansar no cemitério vertical mais alto do mundo

Memorial Necrópole entrou para o Guinness como o cemitério mais alto do planeta graças aos seus 14 andares

Restos mortais de Pelé vão descansar no cemitério vertical mais alto do mundoRestos mortais de Pelé vão descansar no cemitério vertical mais alto do mundo - Foto: Miguel Schincariol / AFP

Os restos portais de Pelé vão descansar a partir desta terça-feira em um local peculiar: o Memorial Necrópole Ecumênica de Santos, o cemitério vertical mais alto do mundo, segundo o Guinness, o livro dos recordes.

Edson Arantes do Nascimento, falecido em 29 de dezembro aos 82 anos, comprou em 2003 um jazigo neste cemitério, que fica próximo à Vila Belmiro, estádio do Santos.

O tricampeão do Mundo pela Seleção Brasileira manifestou há 19 anos que queria descansar eternamente ali, já que o lugar "não parecia um cemitério" e lhe transmitia "paz espiritual e tranquilidade".

O Memorial Necrópole, uma enorme estrutura branca cercada por vegetação, entrou para o Guinness como o cemitério mais alto do planeta graças aos seus 14 andares.

Idealizado pelo falecido empresário argentino José Salomon Altstut, o luxuoso prédio começou a ser construído em 1983 e foi inaugurado em 1991, tornando-se a primeira estrutura vertical a abrigar mausoléus.

O edifício conta com uma área total de 40 mil m², 18 mil nichos, salas de velório com suítes para descanso, restaurante aberto 24 horas, uma capela e um museu de veículos. Além de um aviário e um pequeno lago com peixes.

O corpo de Pelé vai permanecer no primeiro andar em um mausoléu de cerca de 200 m² que lembra um estádio de futebol, inclusive com um gramado sintético no piso, e imagens do rei ao redor do caixão.

Segundo o site do cemitério, os mausoléus permitem a criação de um "espaço decorado pelo próprio cliente personificando ainda mais a memória e tradição da família".

No local também estão sepultados a tia e o pai de Pelé, seu 'Dondinho', além de seu irmão Jair Arantes, o 'Zoca'; sua filha Sandra Arantes, falecida em 2006; e Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como 'Coutinho', seu companheiro de ataque no Santos entre 1962 e 1963.

De lá, os visitantes poderão observar, a menos de um quilômetro, o estádio da Vila Belmiro, casa do 'Peixe, templo onde o rei do futebol sempre estará presente.

Veja também

Newsletter