Futebol

Retrô e Salgueiro duelam por vaga na final do Pernambucano

Equipes se enfentam na Arena de Pernambuco, neste sábado (8), nas semifinais do Estadual

Retrô e Salgueiro disputam vaga na final do PernambucanoRetrô e Salgueiro disputam vaga na final do Pernambucano - Foto: Rafael Vieira/FPF

Leia também

• Presidente do Retrô parabeniza sertanejos e cita força de "intermediários" no Estadual

• Presidente do Salgueiro ressalta entrega do elenco em classificação para as semifinais

"Alçar voos mais altos" é uma metáfora comum para clubes que querem chegar mais longe em determinadas competições. Aqui, esse termo será repetido. Em defesa do uso já batido, o fato de que há uma segunda licença poética. Afinal, não tem como evitar tal paralelo quando o duelo em questão envolvendo um Carcará e uma Fênix. Neste sábado (8), na Arena de Pernambuco, Retrô e Salgueiro disputam a semifinal do Campeonato Pernambucano. Caso empatem no tempo normal, o finalista será conhecido nas penalidades.

Essa é a quinta vez que apenas um clube do Trio de Ferro da Capital chega entre os quatro melhores na colocação final do Estadual. As demais foram em 1915, 1923, 1927 e 1930. Em 2023, Náutico e Santa Cruz caíram nas quartas de final para Salgueiro e Petrolina, respectivamente.

"Existe um componente importante nessa história: a vinda do Retrô à primeira divisão estadual. A gente conseguiu unir os clubes intermediários e fazer força para questionar coisas que não eram discutidas antes porque os maiores (Sport, Santa Cruz e Náutico) tinham mais poder nos congressos técnicos. Criamos um grupo chamado G7, que participa de reuniões em prol de desenvolver as equipes intermediárias e menores. Ficamos felizes com essas conquistas", afirmou o presidente do Retrô, Laércio Guerra.

No comando do Salgueiro, José Guilherme ressaltou o empenho do grupo mesmo com as dificuldades financeiras. "Existia um descrédito da imprensa e da própria torcida, que não via esse time com a mesma força de outros do passado. Mas acontece que perdemos as cotas das Copas do Brasil e Nordeste. Isso resulta em problemas financeiros, não conseguindo arrecadar como antes. Mesmo assim, temos ajuda de alguns empresários e da Prefeitura da cidade. A nossa folha geral, somando atletas, comissão e funcionários, é de R$ 120 mil. Menos da metade do que tínhamos no passado", declarou.

Preparação dos times

Campeão pernambucano em 2020, o Salgueiro convive com um grupo enxuto, de apenas 20 atletas. Comandados pelo técnico Marcos Tamandaré, a tendência é que se mantenha a base que eliminou o Náutico na etapa anterior. A única novidade deve ser a volta do atacante Juan Kelsen, que cumpriu suspensão automática. No Retrô, a aposta é no entrosamento do time, segundo melhor colocado na primeira fase, sob os olhares do treinador Dico Wooley.

Ficha técnica

Retrô

Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e João Victor; Alencar, Jonas e Radsley; Fernandinho, Ermel e Júnior Fialho. Técnico: Dico Wooley

Salgueiro

Éverton; Gabriel Fonseca, Leo Ceará, Wesley e Denilton; Hebert, Gaspar e Pedro Talisca; Robinho, Odilávio e Palominha. Técnico: Marcos Tamandaré

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Horário: 16h30
Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Karla Santana e Marcos Felipe
Transmissão: Nosso Futebol 

Veja também

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.
Caso Vini Jr.

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações
Premier League

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações

Newsletter