Após Justiça determinar eleições diretas em 15 dias, Conselho do Sport se reúne nesta terça-feira
Esta será a segunda vez que o Conselho se reunirá após as renúncias de Milton Bivar e Carlos Frederico
O Conselho Deliberativo do Sport se reunirá nesta terça (22) para definir o formato das novas eleições do clube, agora determinada pela Justiça para que ocorra de forma direta no prazo de 15 dias. A reunião será realizada de forma remota com primeira convocação às 19h e em segunda convocação às 19h30.
Há uma semana, o Conselho Deliberativo do Sport definiu o então presidente do órgão, Pedro Lacerda, para comandar o clube interinamente por 90 dias - até a convocação de novas eleições. Nesta terça-feira, os conselheiros vão se reunir novamente a fim de ratificar o formato do pleito que preencherá os cargos vagos de Presidente Executivo e Vice-Presidente Executivo, após renúncia de Milton Bivar e Carlos Frederico, respectivamente.
Em contato com a Folha de Pernambuco, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Oiticica, confirmou a realização da reunião e comentou sobre a decisão da Justiça.
“A decisão na Justiça não fala em (eleição) direta ou indireta. Ela dá o prazo de quinze dias ou cumprindo os prazos estatutários para se fazer eleição. E mantém Pedro na presidência do executivo. Se a gente não quisesse fazer a eleição eu tava até calado, mas como nós queremos fazer eleição, eu achei boa a decisão do juiz”.
Perguntado se possui alguma preferência quanto ao formato da realização da eleição, Gustavo negou.
“Não, eu até não posso ter preferência, eu sou o juiz e sendo como um juiz eu não tenho preferência. Eu só darei minha preferência se for o voto de minerva. Então não, eu mantenho a minha posição, digo àqueles conselheiros que tem me telefonado para votar com a consciência de cada um para o melhor do Sport”.
A decisão vai contra a definição do estatuto do clube. O regimento diz que em caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente executivo, antes da metade do mandato, o Conselho Deliberativo deve realizar uma eleição provisória para que um novo pleito seja convocado, no prazo de 15 dias.
Em resposta, os ex-candidatos à presidência do clube na última eleição, Nelo Campos e Delmiro Gouveia, ingressaram com uma ação jurídica pedindo eleições diretas no Sport. Nesta terça (22), saiu a decisão do juiz Arnaldo Spera, em favor da dupla, para realização do pleito em 15 dias. O magistrado determinou que a convocação seja feita em até 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
“Intimem-se os réus para cumprimento da presente decisão através de oficial de justiça em regime de plantão, citando-os para, no prazo de 15 (quinze) dias, oferecer resposta e indicar as provas que pretende produzir, sob pena de revelia. Cumpra-se com urgência. ”