Logo Folha de Pernambuco

Seleção

Richarlison comenta episódio de racismo em jogo do Brasil: "[Se] não punirem, vai continuar assim"

Atacante aproveitou a oportunidade para rebater críticas sobre sua atuação na Seleção

Richarlison é um dos principais nomes cotados para o ataque do Brasil na Copa do QatarRicharlison é um dos principais nomes cotados para o ataque do Brasil na Copa do Qatar - Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Além dos cinco gols, o último teste da Seleção antes da Copa do Mundo do Qatar foi marcado por outro ato de racismo direcionado a brasileiros na Europa. Na última terça-feira (27), um torcedor arremessou uma banana em campo durante a comemoração do gol de Richarlison, o segundo da Canarinho na partida. Após o jogo, o atacante comentou o ocorrido em entrevista coletiva. 

"Tava conversando com o Firmino. Acho que foi Deus que me livrou de não ter visto aquilo ali de cabeça quente. Que esse torcedor seja reconhecido e punido, porque é difícil, vimos o caso recentemente de Vinícius Júnior recentemente e agora isso. Que isso sirva de lição. Eu estou bem. Eu estou muito feliz pelo meu desempenho, pelo desempenho dos meus companheiros”, comentou o atleta. 

O jogador também se posicionou em suas redes sociais, repudiando o ocorrido:

 

CBF se posiciona

Após o ocorrido, a CBF emitiu uma nota oficial repudiando o ato racista cometido pelo torcedor no estádio Parc des Princes, em Paris. “Mais uma vez, venho publicamente manifestar o meu repúdio. Desta vez, vi com os meus próprios olhos. Isso nos choca. É preciso lembrar sempre que somos todos iguais, independente da cor, raça ou religião”, declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade. 
 

 

O jogo

O duelo terminou em uma expressiva goleada brasileira por 5x1. Foi a última oportunidade do técnico Tite observar os jogadores cotados para a Seleção antes da divulgação dos 26 nomes finais, no dia 7 de novembro. O primeiro duelo da Seleção na Copa será contra a Sérvia no dia 24, às 16h.

“Estamos focados desde quando perdemos o jogo para a Bélgica, em 2018. Viramos a chave e esse foi nosso último teste. Queríamos mostrar trabalho para que a gente possa chegar na copa bem, acho que fizemos um bom desempenho hoje, todos corremos e nos dedicamos. Estamos todos de parabéns”, comemorou.

O setor ofensivo, em específico a posição de centroavante, reúne as maiores dúvidas a respeito da convocação. Vestindo o número nove, Richarlison é o maior artilheiro da Seleção no período entre copas. No total, foram 38 jogos e 17 gols com a amarelinha, mascando três nos últimos dois duelos. Apesar dos números, o atacante foi alvo de críticas da torcida brasileira no fim de semana. 

“Acho que meu aproveitamento está muito bom. A minha cobrança no jogo passado foi mais por conta disso, toda vez que eu venho aqui eu marco meus gols. Parece que o pessoal do Brasil não acompanha a gente na Europa. Trabalhamos duro, sério, fazemos de tudo e por isso cheguei na Seleção. Então é continuar focado, acho que estou no caminho certo”, pontuou. 


 

Veja também

Newsletter