Logo Folha de Pernambuco

Universitários

Rio de Janeiro sediará Jogos Mundiais Universitários de Praia 2024

Evento é da Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu)

Jogos Mundiais Universitários de Praia 2024Jogos Mundiais Universitários de Praia 2024 - Foto: reprodução

Leia também

• Libertadores: Galo e Palmeiras iniciam duelo brasileiro nas oitavas

• Aniversariante do dia, pernambucana Carol Santiago fatura ouro no 50m livre S12

• Lula diz que seguirá investindo "ainda mais" no futebol feminino

Depois de um dia com três medalhas para o Brasil, esta quarta-feira (2) em Chengdu (China) foi bem diferente. A Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) convidou toda a delegação na China para uma recepção no luxuoso Hotel Grand Bay.

A expectativa era de participar de um evento de boas-vindas na cidade-sede dos Jogos Mundiais Universitários, porém a CBDU anunciou a Fisu Beach Sports. Traduzindo, seriam os Jogos Mundiais Universitários de Praia, promovidos pela Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu, na sigla em inglês), que vão ser disputados em 2024, no Rio de Janeiro.

A competição terá até 10 modalidades: vôlei de praia, handebol de praia, futebol de areia, aquathlon (natação e corrida), natação (5 quilômetros), beach wrestling, beach tennis, vólei de praia 4 x 4, skate e surfe.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, destacou a importância de o Rio de Janeiro novamente receber um evento esportivo de grande porte.

“Este é um projeto antigo da CBDU. O Brasil já mostrou ao mundo o quanto nós somos capazes de fazer jogos de praia. O JUBs de praia é um sucesso mundial, o mundo todo admira. Agora é a  oportunidade de fazer o primeiro FISU Beach Games. Lançamos no Rio de Janeiro, que é cartão postal do Brasil para o mundo. Os países estão ansiosos e agora a nossa missão é preparar o Rio para, em 2024, receber o primeiro Jogos Mundiais Universitários de Praia”.

Luciano Cabral, presidente da CBDULuciano Cabral, presidente da CBDU - Foto: Patricy Albuquerque/ Light Press

“É uma plataforma de oportunidades. Existe um questionamento sobre o legado dos Jogos Rio 2016, quem acompanhou os Jogos ficou na expectativa de voltar ao Brasil, ao Rio de Janeiro, e o Brasil precisa descobrir o esporte universitário mundial. Será a retomada de grandes eventos esportivos na cidade e no melhor cenário possível”

Os Jogos Mundiais Universitários vão até a próxima terça-feira (8), com transmissão ao vivo gratuita na internet - confira o cronograma completo. A delegação brasileira está em Chengdu com 150 atletas de 11 das 18 modalidades em disputa no evento: saltos ornamentais, badminton, tênis de mesa, taekwondo, kung fu (a arte marcial é denominada de wushu na China), basquete, natação, atletismo, judô, tênis e voleibol.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter