Logo Folha de Pernambuco

Santa Cruz

Roberto Fernandes relembra primeira passagem e vê retorno como chance de completar missão de 2018

Novo técnico tricolor retorna ao clube após dois anos no CRB; Em 2018, chegou às quartas da Série C, mas não conseguiu o acesso

Roberto Fernandes, novo técnico do Santa CruzRoberto Fernandes, novo técnico do Santa Cruz - Foto: Reprodução/TV Coral

Anunciado no início da tarde desta quarta-feira (16) como novo técnico do Santa Cruz, logo após a demissão de Bolívar, Roberto Fernandes já teve tempo de dar treino e ser apresentado no mesmo dia. No final da tarde, respondeu perguntas da assessoria do clube e se disse "motivado e privilegiado" em retornar. Roberto também destacou as semelhanças de sua volta ao Arruda com a primeira passagem, em 2018. 

A primeira passagem de Roberto Fernandes pelo Tricolor, em 2018, por pouco não terminou com o desfecho sonhado, mas o início possui semelhanças com o momento atual do clube. Na Série C 2021, o Santa ainda não venceu e nem marcou gols, amargando a vice-lanterna, com apenas um ponto em três partidas disputads. Na apresentação, Roberto destacou a semelhança e vê o retorno como algo do destino e uma oportunidade de completar o que faltou da primeira passagem. 

"Acho que tem coisas na nossa vida, que são do destino. Na primeira passagem, pegamos o Santa Cruz na zona de rebaixamento, levamos o time para o mata-mata e infelizmente paramos na equipe que venceu a competição. Saí do Santa Cruz para o CRB e dois anos depois, saio de lá e volto em uma situação similar, zona de rebaixamento, um elenco que vem sofrendo com muitas modificações e novamente o mesmo desafio. Me sinto motivado e privilegiado. Na minha cabeça, é uma segunda oportunidade. Claro que gostaríamos que fosse de uma forma diferente, mas as coisas nem sempre são da forma que a gente quer. A gente faz os planos, mas é Deus quem direciona. Por isso que encaro esse retorno ao Santa Cruz como se fosse completar uma missão, que ficou faltando na primeira passagem", afirmou. 

O novo treinador tricolor seguiu comentando sobre as coincidências do retorno ao clube, mas destacou a conversa que teve com os atletas e elencou os aspectos necessários para tirar o clube da situação que está atualmente. 

"É uma missão muito similar que a primeira, pegando um trabalho já em andamento, mas isso não isenta minha responsabilidade, eu sei disso, foi uma opção minha de aceitar essa missão. Percebi que temos que reverter esse momento, pelo tamanho e grandeza do Santa Cruz. Deixei isso muito claro para os atletas, sobre o tamanho da torcida, tradição da camisa, jogadores de renome que foram para time de Série A. Hoje, no futebol, nada disso, por si só, resolve. É preciso organização, empenho, dedicação, competência. Precisamos focar nisso aí para tirar o Santa Cruz dessa situação o mais rápido possível", afirmou. 

Na primeira passagem pelo Santa Cruz, em 2018, Roberto participou de 14 jogos, todos pela Série C do Campeonato Brasileiro. Com ele, o Tricolor venceu seis vezes, empatou quatro e perdeu quatro. Um aproveitamento de 52,3%. Antes de assumir a Cobra Coral, na época, o profissional estava no Náutico, equipe em que faturou o título do Campeonato Pernambucano do ano. Inclusive, pelo Timbu, o técnico fez quatro jogos pela terceira divisão, sendo demitido após empatar uma vez e perder três.

Roberto estava anteriormente no CRB. No último trabalho, pelo Galo, o treinador acumulou 15 vitórias, sete empates e seis derrotas. No Santa, ele chega com a missão de tirar a equipe da zona de rebaixamento do Grupo A da Série C para, posteriormente, buscar uma vaga no G4 que garante presença na próxima etapa da competição. Os pernambucanos estão em nono, com apenas um ponto. Roberto é o quarto treinador contratado pelo Santa em 2021. Antes dele, o Tricolor teve João Brigatti, Alexandre Gallo e Bolívar.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter