Roberto Fernandes se torna o quarto treinador a conquistar pelo menos dois estaduais pelo Náutico
Em sua quinta passagem pelo clube, Roberto já é o terceiro técnico que mais comandou o Timbu na história
Roberto Fernandes está marcado na história do Náutico. Com o título conquistado diante do Retrô, no último sábado (30), o treinador de 50 anos conquistou seu segundo troféu de Estadual sob o comando do Timbu. Assim, ele se junta a uma lista pesada de técnicos que conseguiram pelo menos dois títulos estaduais com a equipe alvirrubra.
O primeiro que conseguiu essa marca foi Palmeira, comandante do tricampeonato nos anos de 1950, 1951 e 1952. Essa foi a primeira vez que o Náutico engatou uma sequência de títulos estaduais. Depois, apenas Duque, que esteve em quatro títulos do hexa (1964, 1966, 1967 e 1968) e Muricy Ramalho, bicampeão em 2001 e 2002.
Diferente dos outros treinadores, Roberto é o único que não conseguiu os títulos em sequência, o que não muda o peso histórico. A primeira conquista foi o Estadual de 2018, que tirou o Náutico de um jejum de 14 anos sem título.
Leia também
• Roberto Fernandes elogia elenco do Náutico e garante "pulga atrás da orelha", após vitória sobre CRB
• Roberto Fernandes explica a situação de Juninho Carpina no Náutico: "Perdeu espaço"
• Roberto Fernandes na sua quinta passagem pelo Náutico; confira o retrospecto do treinador
Em 2022, outra marca importante foi atingida. O segundo título de Roberto representou a conquista do bicampeonato Pernambucano para o Alvirrubro. A última vez que o Náutico tinha obtido esse feito foi no biênio de 2001-02 com Muricy Ramalho. Dessa vez, Roberto Fernandes divide a sequência de títulos com Hélio dos Anjos, que foi o comandante da conquista de 2021.
Além dos títulos, Roberto Fernandes é o terceiro treinador que mais vezes comandou o Náutico. Em cinco passagens, o técnico acumula até o momento 159 jogos. Acima dele, apenas Palmeira, com 221 jogos, e Duque, com 187 partidas.
Caso Roberto termine a Série B desta temporada no Timbu, ele ultrapassa Duque e chega a 193 jogos. Nesse cenário, restaria apenas 29 partidas para ele se tornar o primeiro da lista.