Rogério Ceni deixa Fortaleza, e já está no Rio para acertar com o Flamengo
Treinador desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira para assinar contrato com o clube carioca
Rogério Ceni chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (10) para assinar contrato e ser o novo técnico do Flamengo.
Sua saída do Fortaleza havia sido anunciada na noite desta segunda (9), pelo próprio clube cearense, em suas redes sociais.
Ainda não está confirmada a data de estreia de Ceni no Flamengo, mas ela poderá acontecer já nesta quarta (11), contra o São Paulo, no Maracanã, pela primeira partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Ceni é um dos maiores ídolos da história do clube paulista, pelo qual atuou como goleiro de 1990 a 2015 e conquistou vários títulos, os mais marcantes a Libertadores e o Mundial de 2005,e o tri brasileiro de 2006 a 2008.
Ele também foi treinador do time em 2017, quando iniciava a nova carreira, mas acabou demitido após eliminação na Copa Sul-Americana e com a equipe na zona de rebaixamento do Brasileiro. O ex-jogador substituirá o espanhol Domènec Torrent, demitido após a goleada sofrida pelo Flamengo por 4 a 0 para o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.
A diretoria carioca concordou em pagar multa rescisória de R$ 1 milhão para tirá-lo do Fortaleza, equipe pela qual estava em sua segunda passagem. Ceni chegou ao Rio acompanhado do preparador físico Danilo Augusto e do auxiliar Charles Hembert. Ambos deverão trabalhar com ele na Gávea.
Leia também
• Flamengo demite técnico Domènec Torrent após goleadas
• Rogério Ceni recusa Athletico e renova com o Fortaleza
• Rogério Ceni deixa o Fortaleza e acerta com o Cruzeiro
O treinador foi procurado pelo Flamengo quando embarcava para Salvador com a delegação do Fortaleza, que enfrentará o Bahia também nesta quarta, em jogo adiado do Brasileiro. A questão financeira nunca foi um problema. O valor da multa rescisória era considerado baixo pelo rubro-negro e o acerto do salário foi rápido.
Os dois principais receios que Ceni tinha antes do acerto eram a passagem pelo Cruzeiro no ano passado e a possibilidade deixar o Fortaleza em litígio. Em agosto de 2019, ele havia saído do time nordestino o Campeonato Brasileiro para trabalhar em Belo Horizonte. Foi demitido em menos de dois meses e retornou ao time pelo qual conquistou quatro títulos desde 2018 (Série B, Copa do Nordeste e duas vezes o Cearense).
Por isso, pediu que houvesse um acordo entre Flamengo e Fortaleza, o que ocorreu. Ceni foi convencido de que a situação era muito diferente da que encontrou no Cruzeiro. A equipe mineira terminaria rebaixada para a Série B, além de viver grave crise financeira. O Flamengo é o atual campeão brasileiro e da Libertadores e um dos favoritos para vencê-los outra vez. O elenco é avaliado como o mais forte do país.
Com 35 pontos, o time está em terceiro na tabela do principal torneio nacional, um ponto atrás do líder, o Internacional. Na Libertadores, enfrentará o Racing (ARG) pelas oitavas de final a partir do fim de novembro. O time carioca tinha inicialmente uma lista com cinco possíveis nomes para substituir Domenèc. Mas quatro desses só seriam analisados se o acerto com Rogério Ceni, prioridade do clube, não fosse concretizado.