Logo Folha de Pernambuco

Tênis

Roland Garros anuncia esquema para público e bolha de atletas

Segundo o informe em conjunto com a Federação Francesa de Tênis, o complexo de mais de 121 m² será dividido em três áreas

Complexo de Roland GarrosComplexo de Roland Garros - Foto: Reprodução/Twitter

A organização de Roland Garros anunciou nesta segunda-feira (7) as regras para receber público durante a competição. O torneio francês será talvez o primeiro grande evento esportivo a fazê-lo.

Segundo o informe em conjunto com a Federação Francesa de Tênis, o complexo de mais de 121 m² será dividido em três áreas. As áreas Philippe Chatrier e Suzanne Lenglen (as duas principais quadras do torneio) poderão receber até 5.000 espectadores cada. A Simonne Mathieu, 1.500.

Os 11,5 mil espectadores por dia são menos do que os 60% (cerca de 20 mil) que a organização esperava inicialmente para as primeiras rodadas.

Quem comprar ingresso para uma área, não poderá entrar na outra. Só haverá público nas arquibancadas, onde será permitido grupos de até quatro pessoas sentadas juntas e deverá existir uma cadeira de distância entre cada agrupamento. As rodadas do classificatório não terão torcida.

Além disso, outras medidas como o uso obrigatório de máscaras para todos acima de 11 anos, disposição de estações de sanitização e higienização periódica dos locais serão adotadas.

Outra novidade no torneio neste ano foi a construção de um teto na quadra central, a Phillipe Chatrier, e a instalação de refletores nesta e em outras quadras, o que permitirá, pela primeira vez, que as partidas aconteçam durante a noite.

Assim como o US Open, Roland Garros também adotará a "bolha" para os jogadores e todos envolvidos profissionalmente no evento: eles deverão ficar em um dos dois hotéis escolhidos pela organização, usar máscara o tempo todo e passar por testes periódicos. Também haverá um serviço de entrega de comida criado especialmente para o evento.

Em 2020, em razão da pandemia de coronavírus que paralisou o circuito do tênis, o torneio, que tradicionalmente acontece no primeiro semestre, será realizado entre 21 de setembro e 11 de outubro.

Já Wimbledon, outro Grand Slam, foi cancelado pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Veja também

Newsletter