Logo Folha de Pernambuco

CPI DAS PIRÂMIDES FINANCEIRAS

Ronaldinho Gaúcho pede para STF impedir condução coercitiva solicitada por CPI

Ex-jogador também quer revogar ordem de apreensão de passaporte

Ex-jogador Ronaldinho GaúchoEx-jogador Ronaldinho Gaúcho - Foto: Arquivo / AFP

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) não permitir sua condução coercitiva para prestar depoimento na CPI das Pirâmides Financeiras. O presidente e o relator da CPI anunciaram que iriam pedir a condução após Ronaldinho faltar a um depoimento.

A defesa do ex-jogador também pediu para que o ministro Edson Fachin revogue uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro que determinou a apreensão do seu passaporte e o impedimento de sua saída do país.

Os deputados Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Ricardo Silva (PSD-SP), presidente e relator da CPI, afirmaram na quinta-feira que querem Ronaldinho compareça à comissão sob escolta policial. A declaração ocorreu após o ex-jogador não comparecer a duas datas marcadas para seu depoimento.

Ronaldinho e seu irmão, que também é seu empresário, foram convocados a comparecer na condição de testemunha para falar sobre a “18K Ronaldinho”, empresa que foi apontada como uma pirâmide financeira pelo Ministério Público Federal. O ex-jogador alega que teve a imagem usada indevidamente.

Ao STF, o advogado do atleta, Sérgio Felício Queiroz, afirmou que em "nenhum momento" ele se negou a comparecer à CPI e que Ronaldinho comprou passagem para Brasília na quarta-feira, mas não conseguiu embarcar devido às más condições do tempo em Porto Alegre. Foram anexadas mensagens e um e-mail avisando que ele não poderia comparecer e solicitando uma nova data.

"O que a Autoridade Coatora (CPI) está fazendo é constrangendo e cerceando a liberdade do paciente mediante ameaça e abuso de poder", escreveu Queiroz.

Na segunda-feira, Fachin concedeu um habeas corpus garantindo o direito de Ronaldinho ficar calado em seu depoimento, mas não o liberou de comparecer.

Veja também

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude
Representatividade

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude

Contra Santos, Sport contará com trio que soma mais participações em gols da equipe na Série B
SPORT

Contra Santos, Sport contará com trio que soma mais participações em gols da equipe na Série B

Newsletter