Logo Folha de Pernambuco

Manifesto

Rubro-negros atuantes na política do Sport se manifestam favoráveis à realização de eleições diretas

Grupo divulgou carta aberta ao Conselho Deliberativo e à torcida do clube

Torcedores protestando por eleições diretas no Sport, na sede do clube, na Ilha do RetiroTorcedores protestando por eleições diretas no Sport, na sede do clube, na Ilha do Retiro - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Figuras da política do Sport divulgaram, nesta terça (22), uma carta aberta ao Conselho Deliberativo e à torcida do clube. No documento, o grupo, composto por ex-presidentes e dirigentes, se posicionou a favor da realização de eleições diretas. 

Entre os nomes que assinaram a carta, estão os ex-presidentes Luciano Bivar, Gustavo Dubeux e Homero Lacerda; nomes envolvidos nas últimas eleições, como Manoel Campos (Nelo), Delmiro Gouveia e Leonardo Lopes; e diretores da gestão eleita, Wanderson Lacerda e Fred Domingos. 

 

“O Sport Club do Recife é uma instituição vocacionada à pluralidade. [...] Este grupo, formado espontaneamente por rubro-negros de várias gerações e individualidades, é expressão da diversidade de nossa formação. [...] Acabamos de sair de um processo eleitoral acirrado e fratricida cujos efeitos se sentem no atual quadro de instabilidade institucional.”

O grupo pediu o cumprimento do estatuto do Sport e reforçou o posicionamento a favor das eleições diretas.

“Como amantes do Sport, é nosso dever preservar sua dignidade institucional, com respeito ao Estatuto Social e ao associado. [...] Está claro que, na vacância da presidência e vice-presidência executivas, o sistema eleitoral estatutário são as eleições diretas. Qualquer solução diversa rebaixaria a dignidade do clube e rasgaria o elo de legitimidade de seus dirigentes junto àquela que é a razão de ser e resistir do Sport: sua torcida.”

No encerramento do documento, os rubro-negros pediram a pacificação no clube e reafirmaram o compromisso com o seguimento do estatuto.

“Certos de que esta é a primeira etapa da construção de uma convergência que possa pacificar o Sport e viabilizá-lo política e administrativamente, firmamos, publicamente, o compromisso com esse ideal. Pelo Sport, tudo!"

Carta divulgada na manhã desta terça (22)Carta divulgada na manhã desta terça (22)
Rubro-negros que assinaram a cartaCarta divulgada na manhã desta terça (22)

Veja também

Newsletter