Logo Folha de Pernambuco

TÊNIS

Sabalenka aplica 'pneu' e avança às oitavas em Brisbane; Badosa é surpreendida

O triunfo foi por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/0, em 1h04min de partida

Aryna Sabalenka, tenista da BielorússiaAryna Sabalenka, tenista da Bielorússia - Foto: Fayez NURELDINE / AFP

Aryna Sabalenka provou que entra em 2025 como uma das favoritas aos principais títulos na temporada. Na estreia do WTA 500 de Brisbane, nesta terça-feira, ela derrotou a mexicana Renata Zarazua com notoriedade, tendo, inclusive, aplicado um 'pneu'. O triunfo foi por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/0, em 1h04min de partida.

A atual número 1 do mundo terá pela frente nas oitavas de final a cazaque Yulia Putintseva, que eliminou a americana McCartney Kessler por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5). Curiosamente, Sabalenka foi derrotada na final da edição passada justamente para uma atleta do Cazaquistão. Ela foi superada por Elena Rybakina por 6/0 e 6/3.

O início de Sabalenka no primeiro set foi dominante. Ela venceu os seis primeiros pontos e abriu uma vantagem de 3/0. Foi aí que Zarazua viveu o seu melhor momento no confronto. Ela conseguiu buscar o empate e manteve o jogo equilibrado até o fim, quando a número 1 do mundo conseguiu quebrar o serviço e fechar por 6/4.

O segundo set foi um passeio. Com exceção do primeiro game, Sabalenka se impôs contra a adversária e não deu a menor chance de reação, aplicando um 'pneu'. Sabalenka somou na partida 23 winners e levou a melhor em 71% de seus pontos de serviço.

Ainda nesta terça-feira, a cabeça de chave número 4, Paula Badosa, decepcionou ao ser derrotada por Elina Avanesyan, da Armênia, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 1/6 e 6/2, em 2h04min de uma emocionante partida, que teve 21 pontos só no primeiro game.

Avanesyan fez um grande primeiro set, mostrando uma força mental surpreendente ao controlar a adversária, que reagiu na sequência e foi buscar o empate em um segundo set com total domínio da espanhola. A tenista da Armênia, no entanto, abriu 4 a 0 no set final e precisou apenas administrar a vantagem para confirmar a classificação.

Nas oitavas de final, ela enfrentará a tunisiana, recém-recuperada de lesão, Ons Jabeur, que venceu a russa Ekaterina Alexandrova por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. Ela se destacou na devolução e arrasou a adversária que vinha sendo cotada como uma das favoritas do torneio.

Veja também

Sport: Pepa confirma presenças de Hereda, Lucas Lima e Paciência no CT do clube
Sport

Sport: Pepa confirma presenças de Hereda, Lucas Lima e Paciência no CT do clube

Léo Coltro quer Náutico com espírito de final já na estreia da temporada
Futebol

Léo Coltro quer Náutico com espírito de final já na estreia da temporada

Newsletter