Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL

SAF: Sport, Náutico e Santa Cruz viram instrumento de pesquisa para livro sobre modelo de gestão

Álvaro Neves, escritor pernambucano, lançará sua obra em setembro, no Recife

Estádios do Trio de FerroEstádios do Trio de Ferro - Foto: Caio Falcão/CNC; Alexandre Aroeira / Folha; Kleyvson Santos/Arquivo Folha

O escritor pernambucano Álvaro Neves lançará seu novo livro "SAF - Sociedade Anônima do Futebol: Um Manual para Torcedores, Clubes e Dirigentes" na Livraria Imperatriz do Shopping Center Recife, no dia 14 de setembro, às 18h.

Natural de Recife, Álvaro, autor de outros quatro livros, sentiu a necessidade de produzir um conteúdo que servisse como um guia sobre o novo modelo de gestão que está cada vez mais presente nos clubes de futebol do Brasil.

Segundo o escritor, há uma escassez de materiais sobre o tema, que geralmente é debatido por juristas. 

"Esse assunto, na literatura, é muito escasso por dois fatores. Um dos fatores que considero é por ser um tema novo. O outro fator é que a SAF é um tema extremamente técnico, que atualmente só juristas costumam explorar. Boa parte do conteúdo que se tem, do pouco que tem, são juristas que falam sobre o assunto", pontuou Álvaro, em entrevista à Folha de Pernambuco.

Com o novo livro, o escritor pretende democratizar o entendimento da Sociedade Anônima do Futebol. 

"O meu desejo, na verdade, é democratizar esse assunto. É por isso que o subtítulo se chama ‘Manual para torcedores, clubes e dirigentes’, isso já nos faz compreender que eu quero trazer a temática de forma didática e esclarecedora. Para que o torcedor saiba o que é, para que o dirigente tenha um manual onde ele veja o passo a passo, do que deve ser feito, quais são as etapas", declarou o escritor. 

Na obra, o autor inclui uma pesquisa exclusiva com os dirigentes do Sport, Yuri Romão, do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, e do Náutico, Bruno Becker, além do mandatário da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro de Carvalho.

"Eu fiz uma pesquisa qualitativa, que traz à tona percepções, emoções, sensações e opiniões. Nessa pesquisa, entrevistei os dirigentes de Sport, Náutico e Santa Cruz. Eles nos fizeram entender quais são as percepções deles, o que eles acham, entender se o cenário dos clubes pernambucanos está propício com relação à necessidade dos times se tornarem SAF", disse Álvaro.

Capa do livroCapa do livro "SAF: um Manual para Torcedores, Clubes e Dirigentes". Foto: Divulgação

Além dos dirigentes, autoridades do futebol, jornalistas esportivos e um superintendente do Sebrae debateram sobre o tema. 

O autor também revelou que realizou uma pesquisa de campo, no estádio do Porto, em Portugal, que tem como modelo de gestão a Sociedade Anônima Desportiva (SAD).

O livro também traz uma análise sobre grupos de torcidas organizadas no contexto da SAF.

Além do lançamento no Recife, a obra escrita por Álvaro Neves será lançada no dia 9 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina, na versão em espanhol. 

Veja também

Newsletter