Salgueiro abdica de disputar Nordestão e Copa do Brasil; Náutico deve ser beneficiado com vagas
Carcará alegou problemas financeiros e dificuldade de participar dos torneios mesmo com o recebimento das cotas regionais e nacionais
Leia também
• Edno reconhece erros no planejamento, mas cita aprendizado para 2021
• Salgueiro perde para o Altos nos pênaltis e dá adeus à Série D
Em ofício enviado à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o Salgueiro pediu desligamento das disputas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2021. No documento, o clube alegou problemas financeiros, gerados pela perda de patrocinadores privados e do apoio da Prefeitura da cidade. Com isso, abre-se a possibilidade de o Náutico, que estava fora de ambos os torneios, herdar o lugar dos sertanejos tanto no Regional como no mata-mata nacional.
O Salgueiro ganhou a vaga ao ser campeão pernambucano em 2020, em cima do Santa Cruz, nos pênaltis. Os demais times do estado classificados nas competições eram o Tricolor, vice-estadual e detentor da vaga no Nordestão após eliminar o Itabaiana/SE, na fase preliminar, e o Sport, classificado por ser o representante local com pontuação mais alta no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O sorteio da Copa do Nordeste será realizado nesta quinta (4).
Foi ventilada ainda a informação de que o Carcará estaria estudando a desistência também do Pernambucano de 2021 e da Série D do Campeonato Brasileiro. Quanto ao Regional e o Nacional, o vice-presidente da Liga do Nordeste e atual mandatário do Santa Cruz, Constantino Júnior, indicou que cabe à CBF definir quem será o substituto e como essa mudança vai afetar o sorteio do Nordestão.
"Primeiro, o Salgueiro precisa entender que corre o risco de sofrer sanções por ter avisado em cima da hora. Depois, temos que ver como vai ficar a divisão. Com essa desistência deles, o correto era o Santa ter se classificado direto, sem ter de disputar a fase preliminar. E tem também que ver a questão dos potes onde cada time ficará. O próprio Itabaiana (clube eliminado pela Cobra Coral) pode se sentir prejudicado e tentar essa vaga ou então ir para o Náutico, que era o clube de Pernambuco que não disputaria o campeonato. Toda essa definição será da direção de competições da CBF", explicou.
Em entrevista dada ao portal NE45, o presidente do Itabaiana, Wilson Galego, afirmou que os sergipanos entrarão na Justiça Desportiva para pedir a classificação direta ao Nordestão. Outro caso seria organizar uma disputa com o Náutico, nos mesmos moldes da realizada diante do Santa, para definir quem ficará no lugar do Salgueiro. Em 2021, a Liga do Nordeste vai distribuir R$ 26,9 milhões ao todo em premiações. Se o Timbu for o beneficiado com a saída dos sertanejos, pode ganhar R$ 1,465 milhão apenas pela participação, fora as verbas em caso de avanço na Copa.
Em rápido contato com a Folha de Pernambuco, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, informou que o documento já foi encaminhado à CBF, aguardando a resposta da entidade.