Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Santa atento para não repetir na Série C os erros em decisões de 2020

Tricolor colecionou frustrações em jogos importantes pelo Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste; pela Série C, meta é não adicionar mais um fracasso na temporada

Danny Morais, zagueiro do Santa CruzDanny Morais, zagueiro do Santa Cruz - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

É sempre melhor aprender com os erros dos outros, mas se não for possível, que seja então com os próprios. Quase uma frase de autoajuda, com uma mensagem que pode ser endereçada ao Santa Cruz. Neste domingo (17), no Arruda, diante do Brusque/SC, pelo quadrangular do Grupo C da Série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor fará o último jogo dele no torneio. Não há meio-termo: ou vence e espera uma combinação de resultados favorável, ou ficará mais um ano na terceira divisão. Para pelo menos fazer a sua parte, os pernambucanos precisam extrair lições de outros duelos decisivos da temporada que terminaram em decepções.

Na Copa do Nordeste, o Santa caiu nas quartas de final, contra o Confiança. Após um empate em 0x0 no Arruda, os sergipanos levaram a melhor nas penalidades. No jogo, a maior lição deixada foi a de aproveitar as oportunidades criadas. O Tricolor teve pelo menos três grandes lances, botando uma bola no travessão e outra na trave, essa última por meio do seu principal jogador, Pipico.

A dependência da estrela de Pipico também é algo que precisa ser corrigida. No quadrangular, por exemplo, o camisa 9 ainda não balançou as redes - são sete jogos seguidos sem marcar. Ainda assim, ele é o artilheiro do clube na temporada, com 11 gols. Nomes como Chiquinho e Victor Rangel estão em fase melhor, embora apenas o primeiro seja titular. Dividir responsabilidades pode ser o caminho do sucesso.

A derrota do Santa Cruz na decisão do Campeonato Pernambucano, também por pênaltis, diante do Salgueiro, trouxe outro ponto a ser analisado: uma campanha quase impecável de nada adianta se o foco não for o mesmo na fase decisiva. No Estadual, o Tricolor chegou invicto até a decisão. Tudo que foi feito antes, todavia, não serviu para garantir a taça.

“Na vida do atleta, infelizmente ele tem mais derrotas do que vitórias. Cabe aprender com elas e transformar isso em determinação. No futebol, você tem uma oportunidade de se recuperar logo em seguida. Nossa estratégia é de ter sabedoria, não confundir velocidade nas ações com a pressa em tomar atitudes”, afirmou o zagueiro Danny Morais.

Na primeira fase da Série C, o Santa passou em primeiro. Mesmo assim, nos jogos finais, o Tricolor viu seu desempenho cair. Desde então, no quadrangular, não demonstrou o mesmo futebol de outrora. A Cobra Coral não depende apenas de si para subir de divisão. Precisa ganhar e torcer por uma vitória do Ituano diante do Vila Nova (mas com margem de gols inferior a dos pernambucanos) ou um empate.

“Nos colocamos nesta situação. Precisamos ganhar, fazer nossa parte. Lá também está tudo aberto. Os dois precisam da vitória. Vamos nos concentrar no trabalho para conseguirmos a classificação”, apontou o defensor. 

Veja também

Newsletter