Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Santa Cruz completa um mês sem perder e comemora boa fase na Série D

Tricolor lidera o Grupo 3, com 17 pontos, e vem de seis jogos seguidos sem derrotas

Emerson Galego, atacante do Santa CruzEmerson Galego, atacante do Santa Cruz - Foto: Evelyn Victoria/SCFC

Nos últimos 30 dias, o Santa Cruz não sabe o que é perder. Neste intervalo de tempo, a equipe entrou em campo seis vezes, todas pela Série D do Campeonato Brasileiro. Foram quatro vitórias e dois empates.  Aproveitamento que fez o clube pular para a liderança do Grupo 3 da competição, com 17 pontos. Um mês a se comemorar pelos tricolores.

Parte do sucesso do Santa Cruz neste recorte está no desempenho defensivo.  Em cinco das seis partidas em questão, o time não foi vazado. Quatro delas de forma consecutiva. O Tricolor tem a melhor defesa da chave, com apenas quatro gols sofridos. O último tropeço foi no dia 14 de maio, contra o Potiguar, por 2x1, em Mossoró, pela segunda rodada da Série D.

"A transição defensiva foi ênfase no trabalho porque, quando cheguei, o Santa Cruz tomava muitos gols de contra-ataque. Crescemos nisso. O desafio é manter essa tranquilidade, sem entrar a ansiedade, para criar as chances e matar o jogo", afirmou o técnico Felipe Conceição. 

No desempenho geral da Série D, a sequência de jogos sem derrotas do Santa Cruz no torneio só está abaixo das obtidas por Tuna Luso-PA (quarto do Grupo 1); Ferroviário-CE (líder do Grupo 2); Retrô (líder do Grupo 4); Anápolis-GO e Ceilândia-DF (segundo e terceiro, respectivamente, do Grupo 5); além do Patrocinense (segundo do Grupo 7)



Desfalques nas laterais

Diante do Pacajus, sábado (17), no Ronaldão, o Santa Cruz não terá os laterais Rhuan Rodrigues e Marcus Vinícius, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Com os desfalques, Conceição já confirmou quem serão os substitutos.

"Vão jogar os que entraram contra o Globo. Não vou mudar. Entrarão Léo e Ítalo Silva. Léo tem jogado mais vezes. Já Ítalo cresceu na questão defensiva. Era algo que eu pegava no pé dele. Ele era muito bom à frente, mas defensivamente tinha dificuldade em compor linha de quatro. Ele cresceu nessa parte e é um atleta importante para gente", afirmou o treinador.

O jogo contra o Pacajus colocará fim à maratona de jogos do Santa Cruz em uma semana. Será o terceiro desafio em um intervalo de seis dias. No domingo passado e na última quarta, o Tricolor enfrentou o Globo, vencendo ambos os jogos. Depois de encarar os cearenses, os pernambucanos terão um descanso e só voltarão a atuar no dia 28 de junho, contra o Sousa-PB, no Marizão.

"A gente vai fazer três partidas em seis dias. Para uma equipe que vinha jogando uma vez por semana, estamos mostrando superação e usando bem o elenco", frisou o treinador.

 

Veja também

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo
triatlo

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A
SÉRIE B

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A

Newsletter