Santa Cruz conta com retrospecto favorável diante do Náutico em semifinais de Estadual
O Clássico das Emoções, ainda sem data definida, acontecerá nos estádio dos Aflitos
O Campeonato Pernambucano chegou na sua fase definitiva. Na disputa de uma vaga na grande decisão, Santa Cruz e Náutico protagonizarão o quinto Clássico das Emoções em uma semifinal de estadual nos últimos dez anos, o sexto desde 2010. A temporada de 2022 marca o terceiro embate seguido entre as equipes nessa etapa do torneio.
Em 2021, o Tricolor do Arruda chegou à semifinal após vencer o Afogados, nos pênaltis. No clássico, a Cobra Coral foi derrotada pelo Timbu por 2x1 na Arena de Pernambuco. Clube encerrou sua participação com um dos piores aproveitamentos dos últimos anos, com apenas 42.4%. Foi a primeira vez, em 11 anos, que os alvirrubros avançaram na semifinal em cima dos tricolores.
Leia também
• Confira os possíveis desfalques e reforços do Santa Cruz para o Clássico das Emoções
• Votação sobre adoção da SAF no Santa Cruz é adiada para o dia 8 de maio
• Artilheiro, Rafael Furtado se emociona com torcida do Santa Cruz no Arruda: "Imagina lotado?"
No ano de 2020, a vaga para a final da competição foi decidida nos pênaltis, que terminou em uma classificação coral por 7x6. Na edição de 2016, ano em que o Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano, o mata-mata era disputado com jogos de ida e volta. O Tricolor avançou após vencer os dois embates, por 3x1 e 2x1.
A temporada de 2013 marcou um dos embates mais disputados entre os clubes. Após o Santa Cruz sair na frente no Arruda, por 1x0, o Náutico venceu o jogo de volta nos Aflitos por 2x1. O que definiu a classificação da Cobra Coral foi a regra do gol fora, marcado por Dênis Marques.
Na edição de 2010 do Pernambucano, foi a primeira vez, no século atual, que os clubes se enfrentaram na semifinal da competição. Depois de um empate sem gols no jogo de ida no Arruda, Carlinhos Bala garantiu a vaga do Timbu na final do Estadual com um gol de cabeça, no estádio dos Aflitos.
Ainda sem data definida, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) aguarda o resultado do embate entre o Náutico e Botafogo-PB, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O próximo Clássico das Emoções acontecerá na Rosa e Silva, pela vantagem de mando de campo do Timbu por conta da vice-liderança na primeira fase do Estadual.