Drama

Em disputa de 24 cobranças de pênaltis, Santa Cruz é eliminado da Pré-Copa do Nordeste pelo Altos-PI

A Cobra Coral abriu 2 a 0 no placar, mas tomou o empate no tempo regulamentar com dois gols no segundo tempo

Santa Cruz x Altos-PI pela Pré-Copa do NordesteSanta Cruz x Altos-PI pela Pré-Copa do Nordeste - Foto: Samuel Pereira A.A Altos

A temporada de 2024 do Santa Cruz começou com emoção. Neste domingo (7), a Cobra Coral visitou o Altos-PI pela primeira fase da Pré-Copa do Nordeste, chegou a abrir 2 a 0 no placar, tomou o empate em 2 a 2 no tempo regulamentar e foi eliminado após uma disputa por pênaltis com 24 cobranças. Com o resultado, o Tricolor do Arruda tem garantido apenas o Campeonato Pernambucano para o restante do ano e ficou de fora do Nordestão. 

A eliminação coral deixa o Retrô como único representante pernambucano na segunda fase do Pré-Nordestão. Sport e Náutico estão garantidos na fase de grupos.  

O jogo

A partida entre Altos-PI e Santa Cruz teve um início muito estudado e as duas equipes não conseguiam criar oportunidades de gol. O gramado do estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, foi um fator que prejudicou o desenvolvimento do jogo. O primeiro chute a gol da partida saiu aos 19 minutos e foi dos mandantes. A bola sobrou dentro da área para o centroavante Rhuann que finalizou rasteiro. O goleiro André Luiz encaixou sem dificuldades. 

Entretanto, quem balançou as redes pela primeira vez na temporada foi o Santa Cruz. Após cobrança de escanteio, a defesa do Altos-PI não conseguiu afastar corretamente. No rebote, a bola sobrou para Thiaguinho que entrou em posição legal na pequena área e cabeceou na saída do goleiro. O atacante teve a chance de ampliar minutos depois, mas não aproveitou uma chance clara com o goleiro Careca no chão. 

Se não conseguiu ampliar o placar balançando as redes, Thiaguinho teve participação no segundo gol coral. Ele fez ótima jogada pelo lado esquerdo e acertou o cruzamento na cabeça de Lucas Siqueira. O volante escorou com perfeição sem chances para Careca e ampliou o placar em Teresina aos 42 minutos da primeira etapa. 

Precisando buscar o resultado, o Altos-PI iniciou o segundo tempo pressionando. A primeira boa chegada foi aos 4 minutos com Arthurzinho, que finalizou de longe e foi parado pelo goleiro André Luiz. O lance resultou num escanteio e, após a cobrança, o zagueiro Leandro Amorim subiu sozinho e diminuiu o placar para os donos da casa. 

Aos 35 minutos, o Altos-PI chegou ao empate. O quarto gol de cabeça da partida foi marcado por Matheus Lima. O goleiro tricolor André Luiz se precipitou na saída da meta e resultou no empate dos donos da casa. Nenhuma das equipes conseguiu chegar forte ao ataque depois da igualdade e o jogo foi para a disputa por pênaltis. 

Disputa por pênaltis (Altos 11 x 10 Santa Cruz)

Os cobradores de Altos e Santa Cruz foram precisos nas cobranças e apenas um jogador de cada lado perdeu após a cobrança dos onze jogadores, incluindo os goleiros. Na volta, o zagueiro Rafael Pereira perdeu sua chance. Rhuann teve a bola do jogo e garantiu a classificação dos donos da casa. 

Ficha técnica

Altos-PI 2 
Careca; Marcelinho P. (Luís Guilherme), Leandro Amorim, Arlan e Arthurzinho; Hudson (Ricardo), Iago (Rodrigo), Brayann (João Pedro) e Dhonata, Rhuann e Roger Gaúcho (Matheus). Técnico: Flávio Araújo. 

Santa Cruz 2 
André Luiz; Toty, Rafael Pereira, Paulo Cesar e João Victor (Juan Tavares); Lucas Siqueira (Carlos), Caio Mello, João Diogo e Matheus Melo (Luis Felipe); Pedro Bortoluzo (Gabriel Cardoso) e Thiaguinho (Felipe Cardoso). Técnico: Itamar Schülle. 

Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina-PI)  
Árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (BA)
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e  Daniella Coutinho Pinto (ambos BA).
Gols: Thiaguinho (22’ do 1° tempo); Lucas Siqueira (42’ do 1° tempo); Leandro Amorim (4’ do 2° tempo); Matheus Lima (35’ do 2° tempo)
Cartões amarelos: João Diogo (STA); Pedro Bortoluzo (STA); Iago (Altos-PI); Arlan (Altos-PI); Arturzinho (Altos-PI)
 

Veja também

Flamengo domina clássico, mas Vasco busca empate com gol de Coutinho após 14 anos
Futebol

Flamengo domina clássico, mas Vasco busca empate com gol de Coutinho após 14 anos

Pepa elogia coletivo do Sport, mas destaca qualidade técnica de Lucas Lima
Futebol

Pepa elogia coletivo do Sport, mas destaca qualidade técnica de Lucas Lima

Newsletter