Santa Cruz

Santa Cruz tem recuperação de 10% no quadro de sócios desde o início da pandemia

Gradualmente o número de sócios vai se restabelecendo dentro do comparativo dos cinco primeiros meses de pandemia, tendo março, abril e maio entre os piores períodos

Torcida do Santa Cruz no estádio do ArrudaTorcida do Santa Cruz no estádio do Arruda - Foto: Anderson Stevens/Arquivo Folha

Depois de quase cinco meses entre quedas e estagnação, o Santa Cruz finalmente voltou a ter uma resposta positiva dentro de seu quadro associativo, que apresentou uma leve recuperação de 10% em relação aos três primeiros meses de pandemia em Pernambuco, período de maior queda no número de sócios. A porcentagem de recuperação parcial significa que o clube passou de 1900 mil sócios, contabilizado nos primeiros meses de paralisação do futebol, para cerca de 2200 mil sócios titulares adimplentes, e quase 5 mil sócios juntando titulares e dependentes. Número que cresce gradualmente, e que vagarosamente reabre boas perspectivas para a Cobra Coral, ainda em meio ao cenário de Covid-19. 

Em março, por exemplo, o clube registrou uma queda de aproximadamente 40% no quadro de sócios titulares adimplentes, porcentagem que representou uma perda de mais de R$ 100 mil em receita de arrecadação. No fechamento do faturamento de abril, outro baque, com redução de mais 34% no número de associados. Em dois meses, portanto, uma baixa total de 74%, decréscimo que refletiu um prejuízo de R$ 210 mil aos cofres do Arruda, enquanto os jogos ainda não haviam retornado no Estado. 

Antes desse período, o Santa contabilizava quase 5 mil sócios titulares ativos. Esse número, no entanto, sofreu redução de cerca de 3 mil sócios adimplentes, e cerca de 6 mil dependentes, passando então a contar com 2 mil sócios titulares ativos. Vale salientar, contudo, que mesmo com a boa resposta no quadro, no balanço recolhido pelo departamento de marketing coral na última semana, juntando titulares e dependentes, o clube beira os 5 mil sócios, ainda baixo da estimativa apontada no início do ano. 

“O quadro de sócios teve uma pequena melhora. No início da pandemia, atingiu o nível mais baixo do ano, principalmente depois do terceiro mês de pandemia. Depois teve uma estagnada e agora deu uma leve subida, mas ainda não está satisfatório. Mas estamos vendo um movimento maior de regularizações, espero que esse número continue crescendo, porque a gente ainda está na pandemia”, explica Guilherme Leite, diretor do departamento de marketing do Santa Cruz, que completa dizendo que, apesar de ainda oscilar bastante de balanço para balanço, gradualmente, esse número vem crescendo. 

Uma das respostas para essa melhora, inclusive, pode estar vinculada à boa engatada do Tricolor na Série C do Campeonato Brasileiro, sendo essa a melhor campanha desde disputou a competição pela primeira vez, há 12 anos. Na liderança do Grupo A, com 15 pontos, a Cobra Coral soma uma derrota, quatro triunfos e três empates, junto a um aproveitamento de 62,5% no campeonato nacional.  

Negociação: inadimplentes
O (a) sócio-torcedor/torcedora em situação de inadimplência segue podendo negociar os parcelamentos atrasados com o clube, online e presencialmente. Na sede do clube, o atendimento acontece de segunda à sexta, das 9h às 18h. No sábado, o setor de arrecadação funciona das 9h às 13h. 

Veja também

Renatinho anuncia saída do Santa Cruz, mas nega problemas internos: "Momento de projetos pessoais"
Base

Renatinho anuncia saída do Santa Cruz, mas nega problemas internos: "Momento de projetos pessoais"

Sport: Novo estatuto prevê "condições mínimas" para garantir identidade do clube em caso de SAF
Sport

Sport: Novo estatuto prevê "condições mínimas" para garantir identidade do clube em caso de SAF

Newsletter