Logo Folha de Pernambuco

Série C

Santa Cruz vence o Paysandu por 2 a 1 e reassume liderança do Grupo A

Com a vitória, o tricolor abriu oito pontos para o Treze, quinto colocado na tabela

Em noite inspirada, Pipico balançou as redes duas vezes e garantiu a vitória do TricolorEm noite inspirada, Pipico balançou as redes duas vezes e garantiu a vitória do Tricolor - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Leia também

• Em contextos diferentes, Santa Cruz e Paysandu se reencontram no Arruda

• No apagar das luzes, Santa Cruz lança 'Projeto Tri' e novos uniformes para 2020

O Santa Cruz recebeu o Paysandu na noite deste domingo, no Arruda, e venceu por 2x1 em jogo válido pela 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Tricolor chegou aos 21 pontos, se manteva na liderança da competição e abriu oito pontos para o Treze/PB, o quinto colocado. Já o Paysandu permaneceu com seus 11 pontos, mas caiu para a sexta posição, e está a apenas um ponto do Jacuipense - o primeiro time na zona de rebaixamento do grupo, mas que tem um jogo a menos.

A noite era de Pipico. Afastado por quase dois meses, o artilheiro, que voltou na última rodada, vem mostrando por que é a referência do ataque coral. O atacante de 35 anos balançou as redes em duas oportunidades, uma no primeiro tempo, aos 33 minutos, e a outra na segunda etapa, logo aos 10, quebrando um jejum de 21 anos sem vencer o Paysandu, em partidas oficiais, no Arruda. A última vez que isso tinha acontecido foi pela Série B de 1999, com o placar de 2x1.

Na maior parte da partida, o Santa Cruz não passou sufoco. Do apito inicial até os 35 minutos do segundo tempo, a equipe comandada por Marcelo Martelotte dominou as ações e controlou a bola. Paysandu passou todo o primeiro tempo se defendendo e tentando sair no contra-ataque, que quando não era anulado pela defesa coral esbarrava nas defesas do goleiro Maycon Cleiton. Após o gol marcado por Pipico, o time paraense ficou ainda mais acuado, dando mais campo para o Santa Cruz trabalhar a bola.

Para os 45 minutos finais, o técnico Matheus Costa mexeu no Papão. Com as alterações, o time passou a jogar de igual para igual. Mas logo aos 10 minutos, Pipico, mais uma vez, ampliou o placar. Só que a insistência do Paysandu continuou e deu resultado. Aos 35 minutos do segundo tempo, Vinícius Leite colocou os nortistas de volta na partida e deu tons dramáticos ao duelo, que ficou equilibrado na reta final.

À beira do gramado, Martelotte pedia calma aos seus atletas, que tentavam segurar a posse de bola até o apito final. Aos 50 minutos, o árbitro marcou o fim do jogo, selando mais uma vitória do Santa Cruz, que manteve a liderança e aumentou a vantagem para o quinto colocado do grupo A.

Agora, o Santa Cruz se prepara para encarar o Treze, no Estádio Amigão, na Paraíba, às 19h do próximo sábado. Já o Paysandu tenta se acertar para receber o Vila Nova, no próximo domingo, às 18h, no Mangueirão, em Belém.

Ficha técnica

Santa Cruz
Maycon Cleiton; Toty, Danny Morais, Célio e Leonan; Bileu, André (Tinga) e Didira (Mayco Félix); Jáderson (Perí), Lourenço (Negueba) e Pipico. Técnico: Marcelo Martelotte

Paysandu
Gabriel Leite; Tony, Wesley Matos, Bruno Collaço (Diego Matos), Alex Maranhão (Luiz Felipe); Vinicius Leite, Nicolas, Wellington Reis; Perema, Serginho (Juninho) e Uilliam Barros (Elivelton). Técnico: Matheus Costa

Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR).
Assistentes: Oberto da Silva Santos (PB) e Heitor Alex Eurich (PR). Quarto árbitro: Deborah Cecilia C Correia (PE).

Cartões amarelos: Célio, Pipico, Peri, Danny Morais (SCZ); Perema (PAY)
Gols: Pipico, aos 33’1T e aos 10’2T; e Vinicius Leite, aos 35’2T.

Veja também

Raphinha marca, mas Barcelona sofre apagão e cede empate para o Celta pelo Espanhol
CAMPEONATO ESPANHOL

Raphinha marca, mas Barcelona sofre apagão e cede empate para o Celta pelo Espanhol

Sinner brilha, Itália avança e enfrenta a Holanda na final da Copa Davis
TÊNIS

Sinner brilha, Itália avança e enfrenta a Holanda na final da Copa Davis

Newsletter