Sub-23 do Santa foi campeão da Copa Pernambuco 2019
Sub-23 do Santa foi campeão da Copa Pernambuco 2019Foto: Divulgação

Oportunidade, formação, reconhecimento. Com tudo em cima e um pouco mais, os garotos da base do Santa Cruz voltam a ter atenção especial no Arruda. O histórico de clube formador, que a cada temporada lança à vista de grandes clubes do Brasil um ou dois jogadores, continua em alta e segue sendo parte dos planos corais para 2020. Na próxima temporada, o Tricolor terá a sua disposição 16 pratas da casa, sendo que dessa vez a ‘promoção em massa’ chega acompanhada da cautela que o clube deverá ter sobre as jovens promessas.

Dentro do trabalho de formação de uma base consistente, maturar e dar oportunidades são alguns dos caminhos encontrados pelo Santa para um processo bem sucedido na transição do juniores para o profissional. O diretor das categorias de base do Santa Cruz, Rogério Guedes, destacou que a efetividade desse trabalho depende, também, de outros fatores, como o apoio e a tranquilidade da torcida tricolor em relação aos jovens do Arruda. 

“Eu falo para a torcida ter um pouco de paciência e não querer acelerar um pouco com essa molecada mais nova. A gente está tendo um cuidado muito grande em colocar os meninos com calma. Tem vários atletas que tem condições de ajudar o profissional, mas sem aquela pressão de ser o atleta para resolver. A gente não vai colocar o menino da base para resolver”, informou o diretor.

O atacante Elias Carioca foi usado como exemplo em meio ao "aperto" que passou ao longo de 2019. O jogador de 19 anos estreou no time coral no início desta temporada. De cara, chamou atenção pela agilidade e domínio de bola. Mas no decorrer do ano, caiu de rendimento e perdeu a titularidade. Ainda assim, o Santa Cruz conseguiu negociar a transferência do jogador para o Athletico/PR pelo valor de R$ 1,6 milhão.

Leia também:
Santa busca mística entre base, ‘apostas’ e experiência
Santa projeta mais atletas da base no elenco profissional de 2020; Confira a lista
Com seis reforços, Tricolor se reapresenta no Arruda

veja também

comentários

comece o dia bem informado: