Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Pernambucano

Santa e Afogados se reencontram em duelo pelas quartas de final do Pernambucano

Equipes disputam vaga na semifinal em jogo único nesta quarta-feira (5), no Arruda

Santa e Afogados empataram em 0x0 pela última rodada da primeira faseSanta e Afogados empataram em 0x0 pela última rodada da primeira fase - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Buscando uma vaga na fase semifinal do Campeonato Pernambucano, Santa Cruz e Afogados se enfrentam nesta quarta-feira (5). O vencedor do confronto enfrentará o Náutico no próximo domingo (9), em partida disputada nos Aflitos. Na outra chave, Salgueiro e Vera Cruz disputam para enfrentar o Sport nas semifinais. 

A partida no Arruda será uma reedição da partida válida pelas quartas de final do estadual 2019. Naquela ocasião, também no estádio do Santa, a equipe Coral foi eliminada pela Coruja após um empate em 1x1 no tempo regulamentar e uma derrota por 3x1 nos pênaltis. O regulamento atual também prevê que a vaga na semifinal será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão vai para os pênaltis.

Esta será a segunda partida do técnico Bolívar à frente do Santa Cruz. Em sua estreia, no último domingo (2), o empate sem gols contra o mesmo Afogados no Estádio Vianão ficou marcado pela falta de efetividade ofensiva do ataque Coral. Com pouco tempo para executar mudanças táticas na equipe, Bolívar repetiu a escalação feita pelo auxiliar Roberto de Jesus na vitória por 3x2 contra o Retrô e promoveu três estreias ao longo da partida.

As entradas do lateral-direito Digão e dos atacantes França e Héctor Bustamante na segunda etapa mostraram que o treinador terá novas opções em condições de jogo para a partida da semifinal. Além dos três jogadores que estrearam na última partida, Bolívar terá novas peças à disposição. Os zagueiros Breno Calixto e Herbert - que não viajaram à Afogados da Ingazeira - e o meia Éverton Dias, não acionado pelo treinador no domingo, poderão ser utilizados na partida de hoje. 

No setor defensivo, Bolívar ainda não poderá contar com os laterais-esquerdos Alan Cardoso e Leonan, que ainda se recuperam de lesões. O jovem Eduardo (artilheiro do Santa no Pernambucano com três gols marcados) deve ser escalado como titular pela terceira partida consecutiva. Caso opte por um time mais ofensivo, Bolívar pode abrir mão de um dos três volantes e apostar na escalação de mais um atacante, abrindo a disputa entre o paraguaio Bustamante e França. 

Já a Coruja busca repetir 2019 e avançar, pela segunda vez, às semifinais do Pernambucano. Naquele ano, o clube sertanejo conseguiu seu melhor desempenho no estadual, conquistando a terceira colocação. Dessa vez, a equipe comandada pelo técnico Sérgio China deve apostar em um jogo mais reativo, com transições rápidas e com objetividade nas investidas ofensivas. Para isso, China conta com Vinícius Vargas, principal nome no setor de criação da equipe, e com Frank, artilheiro do Afogados no estadual, com quatro gols marcados. 

FICHA TÉCNICA
Santa Cruz: Jordan; Digão (Ítalo M.), William Alves, Jr. Sergipano e Eduardo; Derley, Elicarlos, Augusto César e Chiquinho; Madson e Pipico. Técnico: Bolívar.

Afogados: Léo; Arlan, Gabriel Gonçalves, Heverton e Thalison; Arêz, Dim, V. Vargas e Jordan; Filipe Eduardo e Frank. Técnico: Sérgio China. 

Horário: 21h;
Estádio: Arruda (Recife/PE);
Arbitragem: Michelangelo Almeida (PE);
Assistentes: Clóvis Amaral e José Romão (ambos PE);
Transmissão: Premiere FC

Veja também

Newsletter