Copa do Nordeste

Santa e Sport fazem clássico de olho em sobrevivência no Nordestão

Lanternas de seus grupos, rivais precisam do resultado positivo para continuar sonhando com classificação na competição

Santa Cruz e Sport voltam a se enfrentar na quarta (31)Santa Cruz e Sport voltam a se enfrentar na quarta (31) - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Pouco mais de quinze dias após o empate no primeiro clássico das multidões do ano, Santa Cruz e Sport voltam a se enfrentar no Arruda nesta quarta-feira (31), às 21h30. Desta, vez o duelo entre tricolores e rubro-negros é válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste. No torneio regional, os dois rivais ocupam, no momento, as últimas colocações em seus respectivos grupos. Enquanto o Leão - com apenas dois pontos conquistados em cinco partidas - possui chances ínfimas de classificação, a Cobra Coral ainda pode almejar uma vaga na próxima fase caso engate uma sequência positiva nas últimas três rodadas.  

Para o Santa Cruz, um resultado positivo é fundamental para a sobrevivência na Copa do Nordeste. Depois de ter conquistado uma sequência de duas vitórias consecutivas pela primeira vez na temporada, a equipe comandada por João Brigatti deve ter mudanças táticas em relação à última vez em que os dois times se enfrentaram pelo Campeonato Pernambucano, no dia 14 de março. 

Desde então, Brigatti promoveu diversas alterações na equipe titular. Naquela ocasião, o goleiro Martín Rodríguez assumiu a titularidade, mas o diagnóstico positivo para a Covid-19 o afastou das atividades do clube por dez dias. Nesse período, Jordan ganhou espaço e foi destaque na vitória sobre o Fortaleza, na quinta rodada do torneio regional. Para a partida desta quarta, Jordan - com mais ritmo de jogo e vindo de boas atuações - deve ser o goleiro titular.

O setor defensivo ainda contou com as entradas de Ítalo Melo, que assumiu a vaga de Augusto Potiguar na lateral-direita e de Júnior Sergipano, que formou a dupla de zaga com William Alves nas duas últimas partidas. No meio-campo, o Santa passou a contar com o volante Karl, que, escalado como titular, deu consistência ao setor. 

No ataque, Brigatti - que colocou Pipico no banco e optou por uma dupla de ataque formada por Felipe Almeida e Léo Gaúcho - ganhou novas opções e deve utilizá-las no clássico. Madson e Maxwell, acionado apenas no segundo tempo do jogo contra o Ypiranga/AP pela Copa do Brasil, podem compor um trio de ataque. Em outro cenário, Madson e Pipico podem atuar com mais um meio-campista, como aconteceu na goleada sobre o time amapaense; naquela partida, João Cardoso e Chiquinho dividiram o setor de criação. Outra opção é o jovem Marcel, que pode dar mobilidade e velocidade à equipe em situações de contra-ataque. 

Pelo lado do Sport, o técnico Jair Ventura deverá ter um time totalmente diferente daquele que ficou na igualdade pelo Estadual. À época, o Leão estava impedido de registrar as renovações contratuais de atletas do elenco, e também proibido de inscrever novos jogadores no BID da CBF. Agora, a tendência é que o treinador rubro-negro mande a campo o que tem de melhor para tentar vencer o rival fora de casa. Os desfalques ficam por conta de Carlos Eduardo e Ronaldo. Enquanto o goleiro sofreu concussão e fratura em osso da face, contra o Central, o volante foi expulso diante do Confiança e deve ser substituído por Marcão na cabeça de área.

Precisando dos três pontos para seguir com um fio de esperança pela classificação, o Sport irá se impor dentro do Arruda. Pelo menos, este é o discurso do elenco. Em entrevista no início da semana, o meia Thiago Neves mostrou respeito ao Santa, mas deixou claro que o Leão tem que ser ofensivo sempre, independente do lugar. Ainda aprimorando o condicionamento físico, o meia é figurinha garantida entre os titulares e pode ter, mais uma vez, Neílton, Maxwell e Mikael como companheiros no setor ofensivo.

Ficha técnica

Santa Cruz: Jordan; Ítalo Melo, William Alves, Júnior Sergipano e Alan Cardoso; Caetano, Karl, Chiquinho e João Cardoso (Maxwell); Madson e Pipico. Técnico: João Brigatti.

Sport: Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Betinho e Thiago Neves; Neílton, Maxwell (Dalberto) e Mikael (Tréllez). Técnico: Jair Ventura. 

Local: Estádio do Arruda (Recife/PE);
Horário: 21h30 (Horário de Brasília);
Árbitro: Wagner Reway (PB);
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa (PB) e Schumacher Marques (PB);
Transmissão: Fox Sports, Nordeste FC e TV Jornal.

Veja também

Recuperado de lesão, Igor Pereira projeta retorno ao Náutico em 2025
Futebol

Recuperado de lesão, Igor Pereira projeta retorno ao Náutico em 2025

Seleção Brasileira: último jogo no ano será em Salvador, diante do Uruguai
FUTEBOL

Seleção Brasileira: último jogo no ano será em Salvador, diante do Uruguai

Newsletter