Santa espera seguir exemplo de Guaratinguetá para fugir do rebaixamento à Série D
Em 2015, clube paulista estava na lanterna, com menos de oito pontos, e conseguiu evitar a queda com reação na reta final
Com apenas oito pontos em 39 disputados, após 13 jogos do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz tem 93,7% de risco de cair para a Série D, de acordo com o site “Chances de Gol”. Com números preocupantes, o Tricolor precisa de um milagre para não retornar à quarta divisão. Algo parecido com o que aconteceu em 2015, com o Guaratinguetá.
Na história da Série C, apenas o clube paulista conseguiu evitar o rebaixamento à Série D após chegar na mesma etapa atual do Santa Cruz, faltando cinco jogos para o término da primeira fase, ocupando a lanterna e com menos de nove pontos. O clube, aliás, tinha apenas seis, menos do que os oito que Tricolor possui atualmente.
Nos cinco jogos finais, o Guaratinguetá ganhou três, empatou um e perdeu um, terminando com 16 pontos, na oitava posição. A pontuação, porém, foi pelo Grupo B, que geralmente tem média inferior aos números do A. Com esse mesmo desempenho, o Santa dificilmente permaneceria na Série C. Os cálculos atuais apontam que o ideal seria os pernambucanos vencerem quatro dos cinco compromissos finais (80% de aproveitamento).
O Santa Cruz ainda vai enfrentar Volta Redonda, Paysandu, Altos/PI, Tombense e Botafogo/PB. Os jogos contra cariocas, piauienses e paraibanos serão no Arruda, enquanto os demais serão fora de casa.