Logo Folha de Pernambuco

SANTA CRUZ

Santa prevê quatro semanas de preparação antes da volta ao Estadual

Tricolor se reapresentou na última quarta-feira e já trabalha com bola visando a volta do futebol

Carlos Gamarra, preparador físico do Santa CruzCarlos Gamarra, preparador físico do Santa Cruz - Foto: Divulgação

Em mais um dia de treino no CT Ninho das Cobras, na Guabiraba, o Santa Cruz voltou ao batente com tudo nesta quinta-feira (25). Desta vez, na presença do preparador físico do clube, Carlos Gamarra, que retornou ao Recife nesta semana e realizou o teste da Covid-19, no Arruda, antes de dar início ao primeiro contato com o time depois de três meses monitorando virtualmente os trabalhos físicos realizados em casa pelos atletas.

Dando suas primeiras impressões, o preparador físico da Cobra Coral explicou a atual situação física do elenco. “Está dentro do esperado, do normal. O normal que a gente fala é que eles não se encontram num nível físico alto. Tivemos déficit de massa muscular, déficit de potência, de força. Tivemos um aumento significativo no percentual de gordura, devido a esses três meses de treino não presencial. É muito difícil manter uma intensidade em casa e, dentro do CT, dentro do clube claro que o ritmo é mais forte. Mas não temos outro jeito a não ser trabalhar com o atleta e explicar o que tem que ser feito”, explicou Gamarra.
 

Antes do retorno dos treinos presenciais, o preparador físico já havia expressado desejo de o grupo ter, no mínimo, de vinte a trinta dias de preparo, com trabalhos técnicos e táticos, antes da bola voltar a rolar no Campeonato Pernambucano. O profissional ratificou o posicionamento, enfatizando a necessidade da equipe ter quatro semanas de atividades antes que o novo calendário seja divulgado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). 

“Fizemos várias avaliações físicas e temos hoje um panorama bem claro da situação. Precisamos, então, de quatro semanas de trabalho para deixar o grupo apto às competições. Mas estamos felizes que o grupo continua naquela pegada de sempre, com muita vontade de treinar e não se entrega fácil. Essa vai ser nossa marca, essa é a nossa identidade”, acrescentou. 

No Santa Cruz, os treinos têm sido divididos em três grupos: dois treinam no período matinal, enquanto o terceiro realiza as atividades no turno vespertino. Nesta quinta, todos os trabalhos serão feitos no Centro de Treinamento. Os dois primeiros grupos, inclusive, já cumpriram o dever do dia. Para que os atletas consigam a readaptação o mais rápido possível, a comissão técnica tem mesclado os treinos físicos e táticos. Os trabalhos com bola, no entanto, ainda são realizados com cautela, com apenas uma parte do campo sendo ocupada. 

“Fizemos um trabalho hoje em que colocamos um pouco de resistência e força dentro de um mesmo trabalho físico/técnico. Fizemos variações de joguinhos curtos com estímulos longos. Já deu para sentir que precisamos de um pouco mais de resistência, mas estamos no caminho certo”, concluiu. 

Veja também

Leilão de Ronaldo: de encontro com Beckham e Vini Jr a autógrafo de 18 campeões do mundo; confira
GALÁTICOS LEILÃO

Leilão de Ronaldo: de encontro com Beckham e Vini Jr a autógrafo de 18 campeões do mundo; confira

Nas redes sociais, Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'
FUTEBOL

Nas redes sociais, Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

Newsletter