Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Santa se inspira em rivais para sonhar com G4 da Série C

Dois pernambucanos já conseguiram terminar entre os quatro primeiros do Grupo A da competição após somarem apenas um ponto nos três primeiros jogos

Santa Cruz e Floresta ficaram no 0x0Santa Cruz e Floresta ficaram no 0x0 - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz FC

Somar apenas um ponto em nove em disputa é um retrospecto baixo para um clube que sonha em terminar a primeira fase no G4 do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Com um empate e duas derrotas, o Santa Cruz tem exatamente esse desempenho, ocupando a nona posição da chave. Embora o cenário seja preocupante, o Tricolor pode se agarrar a histórias de superação de outros dois pernambucanos que, no mesmo recorte, conseguiram avançar à fase seguinte do torneio. Os exemplos, porém, não são animadores quando o assunto é garantia de acesso.

Em 2014, o Salgueiro era o lanterna do Grupo A após três rodadas. Os sertanejos perderam por 1x0 para o Fortaleza e 3x0 para o Águia de Marabá, além de empatar em 2x2 com o Botafogo/PB. O Carcará começou a reagir na quarta rodada, ao vencer o Paysandu por 2x1. Foi crescendo no torneio e, no final da fase, terminou em terceiro lugar, com 27 pontos. O time, porém, caiu nas quartas para o Mogi Mirim.

Em 2018, foi a vez de o Náutico se recuperar após somar um ponto em três jogos, com um empate em 1x1 com o Santa Cruz e derrotas para Botafogo/PB (4x0) e Atlético/AC (1x0). Os alvirrubros ainda perderam na quarta rodada, por 4x2, para o Confiança. A primeira vitória só veio no quinto compromisso, por 3x0, perante o Salgueiro. Com uma arrancada impressionante, o Timbu terminou na liderança da chave, com 31 pontos. Contudo, assim como o Carcará em 2014, o clube caiu na primeira etapa eliminatória, para o Bragantino.

Além dos pernambucanos, o Confiança foi outro que conseguiu a façanha. Em 2016, os sergipanos empataram em 1x1 com o ASA e perderam para o Cuiabá, por 1x0, e Botafogo/PB, por 2x1. O clube se recuperou e terminou em quarto lugar, com 31 pontos. No mata-mata, foi desclassificado pelo Londrina/PR.

 

Veja também

NFL: astro algemado antes do jogo tem multas de trânsito retiradas
Reviravolta

NFL: astro algemado antes do jogo tem multas de trânsito retiradas

Palmeiras precisa de reviravolta incrível para não ter pior ano da 'era Abel Ferreira'
Brasileirão

Palmeiras precisa de reviravolta incrível para não ter pior ano da 'era Abel Ferreira'

Newsletter