Santa se supera, bate o Fortaleza no Castelão e segue vivo na Copa do Nordeste
Único gol do jogo foi marcado por Júnior Sergipano, do Santa
Uma vitória maiúscula e improvável. Depois de quatro derrotas em quatro jogos pela Copa do Nordeste, o Santa Cruz conquistou seus primeiros três pontos na competição após vencer o Fortaleza fora de casa em partida válida pela quinta rodada do torneio regional. Com um gol de Júnior Sergipano, o Santa venceu pelo placar mínimo no Castelão e se manteve vivo no Nordestão.
O Santa Cruz entrou em campo com um time repleto de jovens - nove dos 11 titulares tinham no máximo 23 anos - e uma proposta essencialmente defensiva. Por opção da comissão técnica, o tricolor poupou alguns titulares (Célio Santos, Chiquinho e Pipico) para a estreia na Copa do Brasil.
Na etapa inicial, a estratégia surtiu efeito e o Santa Cruz conseguiu manter o Fortaleza longe da meta defendida por Jordan. Bem postado defensivamente, a equipe coral anulou o potencial ofensivo do adversário. Quando tinha a bola, o Leão trocava passes lentamente, tinha dificuldade para quebrar as linhas e cometia erros no meio-campo. Desses erros surgiram as principais investidas do Santa na partida; no entanto, os contra-ataques pouco se encaixaram e a equipe comandada por João Brigatti, que pecou na tomada de decisão, não conseguiu chutar a gol nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, o padrão da etapa anterior se manteve. Para dar mais mobilidade e opções no ataque, Brigatti acionou Chiquinho, Pipico e João Cardoso. O gol tricolor veio na bola parda. Aos 23 minutos, após escanteio cobrado por Chiquinho, Júnior Sergipano cabeceou para o fundo das redes e abriu o placar. Depois do gol, a equipe de Brigatti sofreu com a pressão exercida pela equipe da casa e a suportou. As boas defesas de Jordan e a ineficiência do ataque do Fortaleza garantiram a primeira vitória do Santa na Copa do Nordeste.
Mesmo com a vitória, a cobra coral segue amargando a lanterna do grupo A. No entanto, com três rodadas restantes, uma classificação à segunda fase continua sendo matematicamente possível. Pela Copa do Nordeste, o próximo jogo é contra o Sport, na quarta-feira (31). O clássico das multidões será disputado no Arruda. As outras duas partidas são contra Altos/PI (fora) e Botafogo/PB (casa).
O próximo compromisso do Santa é o duelo contra o Ypiranga/AP pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida - marcada para o no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, no Rio de Janeiro - será disputada na próxima sexta-feira (26) às 15h30.
O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza:
Felipe Alves; Yago Pikachu (G. Blanco), Quintero, Wanderson e Bruno Melo; Juninho (Lucas Crispim), Éderson, Luiz Henrique (Matheus Vargas) e Robson (Romarinho), W. Paulista (Isaque) e David. Técnico: Enderson Moreira.
Santa Cruz:
Jordan; Júnior Sergipano, William Alves, Ítalo Melo e Alan Cardoso. Caetano, Karl (Eduardo) e Ítalo Henrique (João Cardoso); Madson (Arian), Marcel (Chiquinho) e Léo Gaúcho (Pipico). Técnico: João Brigatti.
Gols: Júnior Sergipano (23’ 2T);
Cartões amarelos: Ítalo Henrique e Alan Cardoso (SCZ); David e Robson (FOR).
Local: Castelão (Fortaleza/CE);
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL);
Assistentes: Wagner Jose da Silva e Lennon Mccartney Farias Paes (ambos AL)