Logo Folha de Pernambuco

Santa Cruz

Santa tenta quebrar o gelo para conseguir primeira vitória sobre o Belo em Série C

Ao todo, equipes se enfrentaram apenas quatro vezes na competição, com duas vitórias para os paraibanos e dois empates

Jeremias comemorando gol em cima do Botafogo/PB, pela Copa do Nordeste 2020Jeremias comemorando gol em cima do Botafogo/PB, pela Copa do Nordeste 2020 - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Às 18h deste domingo (23), o relógio marca mais um duelo entre Botafogo/PB e Santa Cruz. Desta vez o 14° confronto oficial da história dos clubes e o quinto em disputas pela Série C do Campeonato Brasileiro. O palco será o Almeidão, na Paraíba e, de sobra, com um cenário atípico em meio à pandemia do novo coronavírus com arquibancadas vazias, diferente do que foi o primeiro confronto entre os times neste ano, com vitória tricolor pela Copa do Nordeste. E é justamente dessa diferença que a Cobra Coral vai tentar tirar proveito para vencer o Belo pela primeira vez na Terceirona.

No retrospecto geral, entre Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, equilíbrio marca o histórico de batalhas entre os nordestinos. São 13 jogos ao todo, sendo quatro triunfos, seis empates e três derrotas para os corais em jogos oficiais. O Santa Cruz ainda venceu um amistoso, em 2016. O primeiro duelo entre os times aconteceu em 1977, há 43 anos, pela Série A do Brasileiro, e terminou em pé de igualdade, sem gols. No ano seguinte, eis que surge a primeira vitória da Cobra Coral, também na elite do futebol. Jogando fora de casa, o Tricolor emplacou 3x1 em cima do Xerife. 
 

Já o retrospecto de confrontos pela Série C é breve, com apenas quatro jogos disputados. Desta vez, no entanto, os paraibanos saem favorecidos. Em 2018, foram duas vitórias em cima dos corais, uma por 3x2, no Arruda, e outra por 2x0, no Almeidão. Além de dois empates, em 2019, ambos por 1 a 1.

Para começar a sonhar em reverter o quadro na competição nacional, o técnico Itamar Schülle - ex-treinador e campeão Paraibano com o Belo, em 2017 - terá grande parte do elenco à disposição. Com exceção de Pipico e Célio Santos, que ficarão afastados de sete a dez dias tratando lesão grau um no adutor da coxa esquerda e no reto anterior da coxa esquerda, respectivamente. Para substituí-los, Schülle deve alçar Victor Rangel, na frente, e Júnior, improvisado na lateral esquerda. 

Outra peça que pode entrar de frente, é o lateral-esquerdo e meia ofensivo Chiquinho, que na última partida, contra o Treze/PB, entrou no segundo tempo e fez a diferença em campo, com um gol que ajudou no triunfo coral de virada por 3x2 sobre os paraibanos. 

Histórico de confrontos:

Série A (1977)
Santa Cruz 0x0 Botafogo

Série A (1978)
Botafogo/PB 1x3 Santa Cruz

Copa do Brasil (2014)
Botafogo/PB 1x1 Santa Cruz
Santa Cruz 2x1 Botafogo/PB

Amistoso (2016)
Santa Cruz 3x1 Botafogo/PB

Série C (2018)
Santa Cruz 2x3 Botafogo/PB
Botafogo/PB 2x0 Santa Cruz

Série C (2019)
Botafogo/PB 1x1 Santa Cruz
Santa Cruz 1x1 Botafogo/PB

Copa do Nordeste (2001, 2002, 2010, 2019 e 2020)
Botafogo/PB 1x1 Santa Cruz
Santa Cruz 0x1 Botafogo/PB
Botafogo/PB 1x2 Santa Cruz
Botafogo/PB 0x0 Santa Cruz
Santa Cruz 3x0 Botafogo/PB

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter