Segurança

SDS confirma proibição de organizadas e uso de reconhecimento facial para final do Pernambucano

O primeiro jogo da decisão entre Náutico e Sport acontece neste sábado (30), nos Aflitos, com a presença de 726 policiais militares atuando na operação da partida

SDS divulgou o planejamento de segurança para primeiro jogo da final do Pernambucano SDS divulgou o planejamento de segurança para primeiro jogo da final do Pernambucano  - Foto: Raoni Nunes/ Folha de Pernambuco

Náutico e Sport entram em campo pela Copa do Nordeste nesta quarta-feira (27), mas as atenções já estão voltadas para a grande decisão do Campeonato Pernambucano no próximo sábado (30). O jogo de ida vai acontecer nos Aflitos apenas com a presença da torcida alvirrubra e a Secretaria de Defesa Social (SDS) detalhou o planejamento operacional para garantir a paz no Clássico dos Clássicos. 

A final do Estadual vai utilizar o mesmo sistema de reconhecimento facial do Carnaval para atuar de forma preventiva e adereços e acessórios de torcidas organizadas estão proibidos, informou a SDS em entrevista coletiva com a participação de diversas instituições de segurança nesta quarta-feira (27).

“O reconhecimento facial que já foi utilizado em outros eventos será implementado nas finais do Pernambucano. O principal objetivo dele é fazer um rastreamento e reconhecer pessoas que estão com mandados de prisão em aberto através do Banco Nacional. Porém, a gente tem um importante emprego desse recurso numa ação preventiva porque as pessoas com algum impedimento deixam de ir ao evento”, disse o coronel Alexandre Tavares, coordenador adjunto do GT Futebol. 

O coronel Tavares também confirmou a proibição da entrada de adereços e acessórios de torcidas organizadas. O ofício foi promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e, neste primeiro confronto, fica proibida os grupos “Fanáutico” e “TJF- Náutico até morrer”. No jogo da volta, as uniformizadas ligadas ao Sport: "Jovem" e "Jovem do Leão" também serão barradas. 

“Faixas, camisas, bonés, relacionados a essas torcidas estão impedidos de entrar nos estádios por força do ato normativo da FPF. Orientamos que torcedores do Náutico não compareçam ao estádio com peças dessas duas torcidas”, disse o coordenador do GT Futebol. 

Serão 726 policiais militares atuando no primeiro jogo da final. Na área interna, profissionais do Batalhão de Choque farão a segurança e no perímetro externo com o batalhão responsável por cada área. 

"Fora isso, temos o apoio das especializadas que estarão atuando nos terminais integrados, nas paradas de ônibus, nos locais de acesso ao evento e nas áreas mais afastadas", disse o coronel Mário Canel, diretor adjunto de planejamento operacional da PM. 

Ele também ressaltou o reforço na escolta do ônibus das duas equipes na chegada e saída do estádio. O objetivo é evitar as cenas lamentáveis do atentado à delegação do Fortaleza

Após o confronto dos Aflitos, Sport e Náutico voltam a se enfrentar no sábado da próxima semana na Arena de Pernambuco. O jogo decisivo contará apenas com torcedores rubro-negros. Um estudo de caso vai ser feito para analisar possíveis alterações no planejamento de segurança. 
 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter