Sebastian Vettel anuncia aposentadoria da Fórmula 1; Veja o vídeo
O tetracampeão mundial vai encerrar sua carreira ao final da temporada 20
O alemão Sebastian Vettel, tetracampeão mundial da Fórmula 1, anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), que irá se aposentar ao final da temporada 2022. O piloto fez o comunicado através de um vídeo publicado num perfil recente do seu Instagram.
"Eu amo esse esporte. Ele vem sendo o centro da minha vida desde sempre. Mas assim como tem a vida nas pistas, tem minha vida fora delas também. Ser um piloto nunca foi minha única identidade. Eu acredito que a identidade está em quem nós somos e como tratamos os outros, independente do que fazemos. E quem sou eu? Eu sou Sebastian, pai de três filhos e marido de uma mulher espetacular," iniciou o piloto.
Ao longo do vídeo, Vettel contou aos fãs algumas de suas características pessoais. "Minha cor favorita é azul. Eu acredito em mudanças e progressos e que cada pequena coisa faz diferença. Eu sou otimista e acredito que as pessoas são boas,” disse.
O alemão explicou seus objetivos depois da sua aposentadoria. “Meu objetivo mudou de vencer corridas e brigar por campeonatos para ver minhas crianças crescerem, passar a elas meus valores, ajudá-las quando caírem, ouvi-los quando precisarem de mim, não ter de dizer tchau e, mais importante, poder aprender com elas e as deixar me inspirarem", e concluiu “Minha melhor corrida? Ainda vai acontecer. Eu acredito em seguir em frente.”
Veja o vídeo completo:
Carreira de Sebastian Vettel
Vettel fez sua estreia na Fórmula 1 em 2007, pela BMW. Dois anos depois, ele já conseguiu ser vice-campeão mundial como piloto da RBR. O auge do alemão aconteceu nos quatro títulos seguidos conquistados de 2010 até 2013.
Leia também
• Vettel usa patinete para perseguir ladrões após furto na Espanha
• Vettel segue testando positivo para Covid-19 e vira dúvida para o GP da Arábia Saudita
• Aston Martin confirma permanência de dupla Vettel e Stroll em 2022
Após os títulos, Vettel teve mais dois vices na sua carreira. Em 2017 e 2018, pela Ferrari, ele ficou atrás de Lewis Hamilton. O alemão ficou na Scuderia italiana, onde realizou seu sonho de infância, de 2015 até 2020. Desde então, ele seguiu para a Aston Martin, equipe pela qual Vettel vai encerrar as atividades.
Ao todo, Sebastian Vettel tem além dos quatro títulos, 53 corridas ganhas, 122 pódios e o recorde de piloto mais novo de sempre a ser campeão mundial. Ele tinha 23 anos 4 meses e 11 dias no seu primeiro título conquistado em 2010.
Restando 11 corridas na atual temporada da Fórmula 1, Vettel pode terminar sua carreira com a marca de 300 corridas iniciadas. O alemão tem 291 até o momento. Apenas seis pilotos conseguiram atingir esse feito na história do esporte.