Logo Folha de Pernambuco

Olimpíadas

Secretário de finanças da Flórida quer sediar Jogos Olímpicos no estado se Tóquio cancelar

Por meio de carta, Jimmy Patronis destacou os esforços de vacinação da Flórida e se colocou à disposição do COI

Foto: Charly Triballeau / AFP

O Secretário de Finanças da Flórida, Jimmy Patronis, ofereceu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira a realização dos Jogos Olímpicos neste estado do sudeste dos Estados Unidos, em meio a rumores de que Tóquio poderia adiá-los novamente devido à pandemia. 

Em uma carta endereçada ao presidente do COI, Thomas Bach, ele se oferece para realocar a sede na Flórida depois que "relatos da imprensa indicaram que os dirigentes no Japão concluíram 'de maneira privada' que estão muito preocupados com a pandemia para celebrar os Jogos Olímpicos de 2021".

Assinada por Patronis e publicada no site da instituição, a carta destaca os esforços de vacinação do estado, sua abertura econômica, os eventos esportivos realizados durante a pandemia e o fato de seus parques temáticos - entre eles a Disney World - estarem funcionando com medidas sanitárias "modelo". 

"Quaisquer que sejam as precauções necessárias, vamos estudá-las juntos e resolveremos isso", escreveu Patronis a Bach.

Na última sexta-feira, porém, as partes envolvidas na organização dos Jogos de Tóquio, adiados de 2020 para 2021 por conta da pandemia, reafirmaram a intenção de mantê-los nas datas programadas (de 23 de julho a 8 de agosto). 

"Estou determinado a sediar Jogos Olímpicos seguros", declarou o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga em uma sessão parlamentar, como um sinal da "vitória da humanidade sobre o novo coronavírus". 

Nesta segunda-feira, o presidente do Comitê Olímpico Francês (CNOSF), Denis Masseglia, alertou que os atletas que participarem dos Jogos e não forem vacinados contra a covid-19 terão que enfrentar condições "extremamente difíceis".

Veja também

Lula sanciona lei que amplia proteção de crianças e adolescentes contra abuso sexual no esporte
PROTEÇÃO

Lula sanciona lei que amplia proteção de crianças e adolescentes contra abuso sexual no esporte

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Newsletter