Logo Folha de Pernambuco

Copa América de Basquete

Sede única do torneio, Recife recebe cerimônia de lançamento da AmeriCup nesta quarta (27)

Evento contará com presença de representantes da FIBA, Confederação Brasileira de Basketball, Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife

Edição 2022 da FIBA AmeriCup será sediada em RecifeEdição 2022 da FIBA AmeriCup será sediada em Recife - Foto: Site/FIBA Basketball

A FIBA AmeriCup, torneio de basquete mais importante das Américas, terá Recife como palco da edição de 2022. Dos dias 02 à 11 de setembro, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, receberá as partidas disputadas entre os 12 países participantes. O lançamento oficial da competição acontece às 10h desta quarta-feira (27), no Armazém 04, na Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo. Estarão presentes representantes da Federação Internacional de Basquete (FIBA), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife.

"O Recife, através da Secretaria de Esportes da Prefeitura, tem muito orgulho de ter um equipamento como o Geraldão, capaz de sediar eventos de magnitude e importância como a Copa América de Basquete", exalta Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes municipal. "Ter um evento FIBA é algo que movimenta positivamente vários setores da nossa cidade, como turismo e lazer. Isso é sinal de que tem muita gente trabalhando por bastante tempo para possibilitar conquistas deste porte para a população."  

Além do Brasil, outras 11 seleções estarão presentes: Argentina (atual vice-campeã do mundo), Canadá (recheada de atletas da NBA), Colômbia, Estados Unidos (a maior potência da modalidade), Ilhas Virgens, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A fase de grupos acontece dos dias 02 à 06. As semifinais acontecem no dia 10. No dia 11, será a grande decisão. A partir desta quarta (27), os ingressos começam a ser vendidos no site bilheteriadigital.com. Em breve, pontos físicos serão divulgados. 

O Grupo A conta com o Brasil, Uruguai, Colômbia e Canadá. O B tem Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Argentina. No C, México, Venezuela, Panamá e Estados Unidos. 

"Estamos muito felizes em poder trazer a AmeriCup de volta ao Brasil depois de mais de três décadas. O maior evento de Seleções das Américas será o maior evento olímpico do país em 2022 e tenho certeza do sucesso em Recife e que a Seleção Brasileira irá com tudo em busca do título da competição em casa", disse o presidente da CBB, Guy Peixoto

A última vez que o Brasil sediou o torneio foi em 1984, quando sagrou-se campeão – e teve Oscar Schmidt como grande estrela. Na edição de 2017, os Estados Unidos levaram o título. Argentina, Colômbia e Uruguai receberam os jogos. 

SERVIÇO

Data da cerimônia de lançamento: 10h da quarta-feira (27/07) 
Local da cerimônia: Armazém 04, Avenida Alfredo Lisboa, Recife Antigo 
Data da competição: 02 a 11 de setembro
Local da competição: Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira 
Compra de Ingressos: bilheteriadigital.com (em breve, pontos físicos serão divulgados)

Veja também

Newsletter