Logo Folha de Pernambuco

OLIMPÍADAS

Segurança dos atletas em Paris é 'prioridade número 1' do Comitê Olímpico dos EUA

Cerimônia de abertura poderá sofrer alteração de local

Anéis olímpicos na Esplanada do Trocadero, perto da Torre Eiffel, em Paris, em 13 de setembro de 2017Anéis olímpicos na Esplanada do Trocadero, perto da Torre Eiffel, em Paris, em 13 de setembro de 2017 - Foto: Christophe Simon/AFP

A segurança dos atletas é a "prioridade número 1" do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, asseguraram nesta segunda-feira (15) seus dirigentes, ao indicarem que "não os surpreendeu" o anúncio do presidente da França sobre uma possível mudança de sede da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.

"Todo líder tem sempre um plano A, B e C, pelo menos em um lugar de sua cabeça. Não me surpreendeu", disse Sarah Hirshland, presidente do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, em uma coletiva de imprensa com a qual iniciou um encontro de três dias com os veículos de comunicação em Nova York.

Em uma entrevista concedida nesta segunda-feira, o presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se otimista ante a possibilidade de que a ambiciosa cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris (26 de julho - 11 de agosto) ocorra no Sena, ao mesmo tempo que mencionou pela primeira vez os planos B (no Trocadero) e C (no Stade de France) em caso de ameaça terrorista.

"A prioridade número 1 é a segurança e o bem-estar dos atletas", acrescentou Nicole Deal, chefe de segurança do Team USA. "Para os franceses também é a prioridade número 1. Trabalhamos de perto com as autoridades francesas e o Departamento de Estado para fazer nosso plano de segurança".

Veja também

Newsletter