Jogos olímpicos

Seleção brasileira de basquete é convocada para a disputa do Pré-Olímpico em Belém

Valendo três vagas em Paris 2024, disputa acontece entre os dias 8 e 11 de fevereiro

Time feminino de basquete do Brasil vai em busca da vaga nos Jogos de Paris-2024Time feminino de basquete do Brasil vai em busca da vaga nos Jogos de Paris-2024 - Foto: Divulgação/FIBA

Visando não ficar de fora de mais edição das Olimpíadas, como aconteceu em Tóquio 2021, a seleção brasileira feminina de basquete foi convocada para a disputa do Pré-Olímpico, nesta segunda-feira (8). A competição será disputada na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 8 e 11 de fevereiro e distribuirá três vagas aos Jogos de Paris 2024

O técnico José Neto convocou 15 atletas, que se apresentam no próximo dia 15, em Araraquara, São Paulo, onde iniciam a preparação. O grupo fica na cidade até o dia 2 de fevereiro, quando embarca para Belém para a reta final do trabalho.

"Vamos para a última competição do processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e chegamos até aqui com excelência. Campeões Sul-Americanos em 2022, da AmeriCupW em  2023, essas foram as competições que nos classificaram para esta fase. Quero agradecer todo o empenho e disponibilidade de todas as jogadoras e CT que participaram destas competições, além do Pan de Santiago e da etapa de treinamento em Portugal. Vamos para uma competição difícil em que todas as equipes participantes chegam por méritos e não tem nenhuma delas com vantagens. Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que desta forma poderemos conquistar uma das vagas para Paris. Contamos com o apoio da nossa torcida em Belem do Pará  para nos dar força e fazer a diferença", disse o técnico José Neto.

A estreia acontece no dia 8 de fevereiro, contra a Austrália. Depois o Brasil encara a Sérvia, no dia 10, e fecha contra a Alemanha, no dia 12, sempre às 20h. Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024.

Os jogos acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho. O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho de 2023, no México. A conquista invicta fez a seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top 10 com a oitava colocação no geral.

Situação geral da disputa

Atualmente apenas duas seleções estão classificadas para o torneio que será disputado na capital francesa: a anfitriã França e os Estados Unidos, atuais campeãs mundiais. Entre os dias 8 e 11 de fevereiro, dez vagas serão distribuídas em quatro torneios Pré-Olímpico ao redor do mundo. Além de Belém, Antuérpia na Bélgica, Sopron na Hungria e Xian na China também serão sedes. 

Convocação Seleção Brasileira

Débora Costa - SESI Araraquara
Alana Gonçalo - Sampaio Basquete
Carina Martins - Sampaio Basquete
Tainá Paixão - Samara-RUS
Isabela Ramona - Samara-RUS
Leila Zabani - Ituano
Vitória Marcelino - SESI Araraquara
Emanuely Oliveira - SESI Araraquara
Vanessa Sassá - Sampaio Basquete
Gabriela Sossô - SESI Araraquara
Damiris Dantas - Omanspor-TUR
Érika Souza
Stephanie Soares - Dallas Wings-EUA
Licinara Bispo - Unimed Campinas
Kamilla Soares - South Carolina-EUA

Veja também

Sport divulga novo visual do mascote Léo e apresenta Nina
Sport

Sport divulga novo visual do mascote Léo e apresenta Nina

Deixando a desejar como mandante, Sport tem sequência determinante em casa
Sport

Deixando a desejar como mandante, Sport tem sequência determinante em casa

Newsletter