Logo Folha de Pernambuco

Judô

Seleção brasileira de judô disputa Grand Slam na Geórgia a partir de sexta-feira

Competição reunirá mais de 500 atletas, 15 deles brasileiros, em busca dos pontos classificatórios para Tóquio

Foto: sportpoint/Shutterstock.com

Leia também

• Revezamento da tocha olímpica dos Jogos de Tóquio começa em Fukushima, sem público

• Judô: Maria Suelen fatura primeira medalha do Brasil em 2021

• Judô: cinco medalhistas olímpicos são promovidos a Kôdansha (6º Dan)

A seleção brasileira se apresentou nesta terça-feira, 23, em Tbilisi, capital da Geórgia, para a disputa do terceiro Grand Slam do ano do Circuito Mundial IJF. Nessa etapa, o Brasil será representado por 15 atletas, que buscam a classificação para os Jogos de Tóquio. O sorteio das chaves será nesta quinta e os primeiros combates acontecerão na sexta-feira, 26. A disputa será transmitida ao vivo no site da IJF.

A equipe feminina brasileira que lutará na Geórgia vai com força máxima: Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros/FPJUDO), Larissa Pimenta (52kg/EC Pinheiros/FPJUDO), Ketelyn Nascimento (57kg/EC Pinheiros/FPJUDO), Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação/FJERJ), Aléxia Castilhos (63kg/Sogipa/FGJ), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ), Ellen Santana (70kg/EC Pinheiros/FPJUDO), Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/FPJUDO) e Beatriz Souza (+78kg/EC Pinheiros/FPJUDO).  

A preparação das meninas foi na cidade de Golem, na Albânia, em um treinamento de campo de dez dias, de 12 a 23 de março, com as seleções do Kosovo, Itália, Turquia, Eslovênia, Polônia, Israel e Tunísia. Foi o primeiro intercâmbio internacional desse tipo da seleção desde a paralisação do calendário no ano passado por conta da pandemia.  

“Treino produtivo com as equipes do Kosovo, Itália, Israel, Turquia, entre outros países. Obrigada CBJ e Time Brasil por essa benção em meio ao caos que estamos vivendo! Cuidem-se”, destacou a meio-médio Alexia Castilhos em suas redes sociais.  

Durante o mesmo período, os judocas da seleção masculina convocados para o Grand Slam participaram do treinamento de campo internacional promovido pela Federação da Geórgia em Tbilisi, que contou com judocas de diversos países europeus e asiáticos, como Holanda, Geórgia, Azerbaijão, Mongólia, França e Bélgica.  

Em Tbilisi, nas categorias masculinas, o Brasil terá Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJUDO), Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros/FPJUDO), Rafael Macedo (90kg/Sogipa/FGJ), Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ) e Rafael Silva “Baby” (+100kg/EC Pinheiros/FPJUDO). 

Confira abaixo a agenda do Grand Slam de Tbilisi 2021: 

Quinta-feira, 25 - Sorteio das chaves (online ijf.org )

Sexta-feira, 26

Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Ketelyn Nascimento (57kg), Jéssica Pereira (57kg). 

Sábado, 27

Aléxia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg).

Domingo, 28 

Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).

 

Horários

Preliminares - a confirmar

Finais - 10h (horário de Brasília) 

Veja também

Newsletter