Logo Folha de Pernambuco

Basquete

Seleção brasileira feminina de basquete é convocada para a AmeriCup

Torneio acontecerá em junho e valerá vaga no Pré-Mundial de 2022

Érika de Souza, pivô da seleção brasileira, tem 1.97 m de alturaÉrika de Souza, pivô da seleção brasileira, tem 1.97 m de altura - Foto: Divulgação/CBB

O caminho da seleção feminina de basquete para chegar à Copa do Mundo da Austrália, em 2022, começa pela AmeriCup, que acontece entre os dias 11 e 19 de junho, em Porto Rico. 

Nesta quarta-feira (21), o técnico José Neto divulgou a lista de 17 jogadoras que devem iniciar a preparação para o torneio. Até lá, cinco nomes deverão ser cortados, fechando o grupo em 12 atletas. Na última edição, em 2019, a equipe nacional ficou na terceira colocação.

A lista de José Neto mescla jogadoras experientes, como as pivôs Érika de Souza, Damiris Dantas e Clarissa dos Santos, com caras da nova geração, exemplo de Rapha Monteiro e Alana Gonçalo. A convocação também conta com novatas que atuam no basquete universitário dos EUA: Maria Paula Albiero e Kamilla Cardoso. 

"Queremos manter a mentalidade de ser uma equipe que quer estar nas primeira posições do continente. Para isso, vamos fazer uma mescla de jogadoras experientes e jogadoras jovens. Desta forma, acreditamos que estaremos contribuindo também para um futuro de êxitos do basquete feminino brasileiro”, disse o treinador, em entrevista ao site oficial da Confederação  Brasileira de Basquete (CBB). 

Em podcast recente com a CBB, a pivô Kamilla Cardoso, que ganhou vários prêmios na NCAA, dos EUA, falou sobre o que seria jogar ao lado de Érika Souza na equipe principal do Brasil. Ela, que já havia treinado com o time para um Sul-Americano, não vê a hora de atuar ao lado da veterana em uma partida oficial.  

"Érika sempre foi um espelho para mim, então, assistia os jogos dela, os vídeos, e dizia que queria fazer igual a ela. Jogar ao lado dela, na seleção, seria um sonho”, disse Kamilla no podcast Rádio CBB. 

Nas próximas semanas, a CBB divulgará mais detalhes sobre a preparação do elenco para a AmeriCup. O torneio dará quatro vagas para o torneio Pré-Mundial, que está previsto para fevereiro de 2022. 
 
Convocadas
Armadoras

Débora Costa - Sampaio Basquete
Maria Paula Albiero - BYU-EUA
Alana Gonçalo - Ituano

Alas/Armadoras
Tainá Paixão - SESI Araraquara
Isabela Ramona - Monthana-BGR
Patty Teixeira - Ituano
Tássia Carcavalli - Vera Cruz Campinas

Alas
Thayná Silva - Sodiê Doces/Mesquista/LSB
Mariane Carvalho - SESI Araraquara
Rapha Monteiro - Quint dos Lombos-POR
Tati Pacheco - Vitória de Guimarães-POR

Alas/pivôs
Mariana Dias - Ituano
Damiris Dantas - Minnesota Lynx-EUA

Pivôs
Nadia Colhado - Gernika-ESP
Clarissa dos Santos - Villeneuve-FRA
Kamilla Cardoso - Syracuse-EUA
Érika de Souza - Castors Brainers-BEL

Técnico
José Neto

Veja também

Newsletter