Seleções da Copa América de Basquete vão contar com esquema de mobilidade no Recife
O Detran destacou o Gtram para ajudar na escolta e deslocamentos de três seleções durante o torneio
As seleções que estarão disputando a Fiba Americup Brazil 2022 Copa América de Basquete vão contar com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) que por meio da Diretoria de Engenharia e Fiscalização, destacou o Grupamento Detran de Motociclistas (Gtram) para escolta e deslocamento das equipes. Para a ação, serão utilizadas 20 batedores do grupamento e mais três viaturas de apoio com agentes de trânsito, divididas em três equipes, cada uma delas responsável por uma delegação. A Copa América de Basquete acontece desta sexta-feira (2) ao domingo (11), no Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira.
A escolta das delegações ocorrerá durante os deslocamentos dos hotéis para as academias, onde serão realizados os treinos, e para o Geraldão, com destino às partidas. Inicialmente o Gtram vai escoltar as seleções do México, Porto Rico e República Dominicana. A partir do dia 6, é possível que ocorram mudanças, uma vez que alguns times poderão ser desclassificados ou passar para a fase seguinte.
Leia também
• Sediada no Recife, Copa América de basquete tem início nesta sexta (2); veja detalhes do torneio
• No Recife, seleção faz últimos ajustes para Copa América
• Ao som de frevo, seleção brasileira de basquete desembarca no Recife em busca de reabilitação
A atuação das equipes do Detran-PE consiste em facilitar o tráfego dos veículos que transportam os jogadores, nos trajetos para os treinamentos e para o local das partidas. A iniciativa permite que as delegações cheguem em tempo hábil, evitando falhas no cronograma e atrasos na programação, além de garantir a ida e o retorno com segurança para todos os atletas. A escolta foi uma solicitação da organização da Copa ao Departamento de Trânsito, visando a mobilidade dos participantes da competição.
Copa América de Basquete
A Copa América de Basquete vai contar com equipes da Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, República Dominicana, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela e Ilhas Virgens. São três grupos (A, B e C) com quatro seleções em cada um, somando 26 jogos com transmissão ao vivo pelos canais SportTV. A seleção do Brasil faz parte do grupo A e joga a primeira partida na sexta (dia 02), às 20h10, contra a equipe do Canadá. A equipe brasileira ficou com a medalha de ouro nas competições de 1984, 2005 e 2009. A Copa América de Basquete é realizada a cada quatro anos, desde 1980, e a última vez que aconteceu no Brasil foi em 1984.