Sem depender de combinação, Santa pode selar classificação à próxima fase contra o Vila Nova
Tricolor mantém 13 pontos de distância do quinto colocado e depende de simples triunfo para matematicamente comemorar o passaporte de ida ao quadrangular
Faltando apenas cinco rodadas para o fim da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, a torcida do Santa Cruz conta os dias para, enfim, poder soltar o grito da classificação à próxima fase da competição. Cenário que pode ser definido neste sábado (07), no Arruda, quando o Tricolor entra em campo contra o Vila Nova, pela 14ª rodada da Terceirona.
Com a liderança do Grupo A cada vez mais perto de ser garantida, com expressivos 30 pontos, o time comandado por Marcelo Martelotte teve o final de semana dos sonhos. Depois de emplacar a goleada por 6x1 sobre o Imperatriz, no sábado, os tricolores assistiram de camarote, no mesmo dia, o Manaus - quarto colocado com 18 pontos - ficar em pé de igualdade com o Paysandu (1x1), além do empate entre Vila Nova e Remo, em 0x0, no domingo, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Leia também
• Santa de olho em melhor campanha na 1ª fase da Série C
• Santa atinge sequência recorde de vitórias em 2020
• Thiago Duarte comemora vitória do Santa Cruz e fala em evolução da equipe
A alavanca de resultados favoráveis aos corais não parou por aí. Também no domingo, o elenco tricolor viu o Ferroviário, posicionado em quinto no grupo, cair pelo placar mínimo ante o Treze/PB, dentro de casa, e o Jacuipense (sexto colocado) empatar em 1x1 com o Botafogo/PB. Os resultados garantiram aos pernambucanos abrir uma margem de 13 pontos de distância para os rivais cearenses e baianos na tabela, ambos somando 17 pontos.
Na prática, isso significa dizer que, sem mais depender de uma combinação de resultados na parte externa ao G4, o Santa Cruz pode garantir matematicamente a classificação ao quadrangular da Série C no próximo sábado, em caso de simples vitória sobre o Vila Nova. Isso porque a equipe coral pode alcançar os 33 pontos e não poderá mais ser alcançada pelos adversários que figuram fora da zona de classificação.
Considerando as cinco rodadas que restam, Ferroviário e Jacuipense podem chegar até 32 pontos - caso vençam todos os jogos. Já o Treze, com 16, pode chegar somente até 31 pontos. O Tricolor segue caminho parecido para garantir a liderança do grupo, e possivelmente evitar um chaveamento ao lado do Brusque/SC, por exemplo. Caso vença o Tigre goiano no sábado, a Cobra Coral abre nove pontos de distância para o concorrente direto na tabela e se assegura ainda mais no topo do Grupo A da Terceirona.
Confira os próximos confrontos do Tricolor:
Santa Cruz x Vila Nova: sábado (07), às 19h, no Arruda
Remo x Santa Cruz: sexta-feira (13), às 20h, no Mangueirão
Santa Cruz x Manaus: sábado (21), às 20h, no Arruda
Jacuipense x Santa Cruz: (28), às 16h, em Pituaçu
Santa Cruz x Ferroviário (06/12), no Arruda.