Futebol

Será que o Sport consegue? Apenas três clubes entraram no G4 da Série B na rodada final

Avaí, CSA e Atlético-GO são as inspirações para os pernambucanos conseguir acesso à Série A. Nunca, porém, uma equipe pulou de oitavo para o grupo dos quatro melhores

Sport vive situação delicada na última rodada da Série BSport vive situação delicada na última rodada da Série B - Foto: Rafael Bandeira/SCR

Desde que a Série B do Campeonato Brasileiro adotou o modelo de pontos corridos, em 2006, apenas três clubes conseguiram vaga no G4 na rodada final. Cenário raro que pode servir de inspiração para o Sport. A história, contudo, mostra que ninguém esteve em situação tão delicada quanto a dos pernambucanos, que precisam vencer e depender de uma combinação de resultados para conseguir o acesso à Série A.

O primeiro caso foi em 2014. Na 37ª rodada, o Avaí era o sexto colocado, com 59 pontos. No jogo decisivo, os catarinenses venceram o Vasco por 1x0, na Ressacada. O acesso veio pelo fato de os dois clubes que estavam acima na tabela, casos de Boa Esporte e Atlético-GO, terem perdido os respectivos jogos para Icasa e Santa Cruz. O Leão encerrou a temporada em quarto.

Em 2018, o CSA começou a rodada final em quinto, mas terminou no G4 ao vencer o Juventude por 4x0, no Alfredo Jaconi, além de contar com o tropeço da Ponte Preta, que ficou no 0x0, com o Avaí, na Ressacada. Os alagoanos encerram a Segundona em 
segundo.

No ano seguinte, a façanha foi do Atlético-GO. Com um detalhe: sem vencer. Bastou um empate na última rodada contra o Sport, em 0x0, no Antônio Accioly, para subir de divisão. Isso ocorreu por conta da derrota por 1x0 para o São Bento, no Independência, do então quarto colocado, o América-MG (que trocou de posição com os goianos e caiu para quinto).

Vale citar que, dessas equipes, nenhuma estava em situação tão complicada quanto a do Sport. O clube é o atual oitavo colocado da Série B 2023, com 60 pontos. Para terminar no G4, precisa torcer pelo tropeço de quatro das cinco equipes que estão acima na tabela e que também lutam para subir de divisão. 

As exceções são Vitória, líder e campeão do torneio, com 72 pontos, e o Criciúma, segundo colocado, com 64. Os clubes que o Sport precisa secar são Juventude (3°, com 62) Vila Nova (4°, com 61), Atlético-GO (5°, com 61), Novorizontino (6°, com 60) e Mirassol (7°, com 60)

Somente um dos cinco pode vencer seus respectivos compromissos. Os gaúchos pegam o Ceará, no Presidente Vargas. Quanto aos goianos, o Tigre enfrenta o ABC, no Frasqueirão, enquanto o Dragão recebe o Guarani, no Antônio Accioly. Sobre os paulistas, o Novorizontino encara o Criciúma, no Jorge Ismael de Biasi. Já o Mirassol visita o Tombense, em Tombos. Todas as partidas serão sábado (25), às 17h.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter