Logo Folha de Pernambuco

NÁUTICO

Série C: confira o retrospecto de estreias do Náutico na competição

O Timbu vai disputar a Terceira Divisão pela quarta vez em sua história

Taça da Série CTaça da Série C - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Náutico irá estrear na Série C do Campeonato Brasileiro neste domingo (21), contra o São Bernardo, às 16h30, no Aflitos. Essa será a quinta participação do Timbu na Terceira Divisão nacional. 

A equipe Alvirrubra disputou a Série C pela primeira vez em 1999. Após 19 anos, amargou novamente na Terceira Divisão, jogando a competição em 2018, 2019, 2023 e jogará novamente em 2024. O Timbu acumula quatro participações no campeonato em um intervalo de sete anos. 

Confira como foi as estreias e as campanhas do Náutico na Série C:

- 1999

Em sua primeira participação na Série C, o Náutico estreou com vitória contra o Unibol, nos Aflitos. O placar da partida foi 2 a 0. 

Na primeira fase, o Timbu terminou na liderança do Grupo C, com 26 pontos em dez jogos disputados. Na segunda, o Alvirrubro venceu o Ypiranga nos dois jogos e avançou para a terceira fase, onde eliminou o Sergipe, empatando uma partida e vencendo outra. 

Na fase final, disputada em seis jogos, o Timbu acumulou duas vitórias e quatro derrotas. 

- 2018

Em 2018, o Náutico estreou na Série C com um Clássico das Emoções. O Timbu recebeu o Santa Cruz, na Arena de Pernambuco. A partida acabou empatada por 1 a 1, com gols de Ortigoza, pelo Náutico, e de Jeremias, pelo Tricolor. 

Na temporada, o Alvirrubro terminou a primeira fase na liderança do Grupo A, com 31 pontos conquistados em 18 jogos, chegando às quartas de final. Porém, acabou eliminado pelo Bragantino, após ser derrotado por 3 a 1 no jogo de ida e empatar por 1 a 1 no jogo de volta.

- 2019

Na temporada de 2019, o Alvirrubro estreou fora de casa, contra o ABC, e acabou sendo derrotado por um placar de 2 a 0. Porém, a estreia com derrota não impediu a brilhante campanha protagonizada pelo Timbu.

Mais uma vez sendo líder do Grupo A na primeira fase - dessa vez, com 33 pontos conquistados em 18 jogos -, o Náutico conseguiu o acesso no duelo contra o Paysandu, nos pênaltis, após empatar no jogo de ida por 0 a 0 e ficar na igualdade, nos Aflitos, por 2 a 2. 

Além do acesso, o Timbu chegou à final do Campeonato Brasileiro. No confronto contra o Sampaio Corrêa, o Náutico levou a melhor e conquistou o seu primeiro título nacional. 

Elenco campeão da Série C 2019Elenco campeão da Série C. Foto: Léo Lemos/Náutico

- 2023

De volta ao 'pesadelo', em 2023 o Náutico estreou com derrota, contra o Manaus, fora de casa, pelo placar de 2 a 1. 

Com o novo formato de pontos corridos na primeira fase, o Náutico ficou fora do G8, em 10º lugar, com 27 pontos em 19 jogos, e não conseguiu se classificar para o quadrangular final, sendo eliminado precocemente da Série C. Terminando a temporada ainda em agosto, o Timbu amargou mais um ano na terceira divisão. 

Planejamento para 2024

Após ser vice-campeão no Estadual e ser desclassificado da Copa do Nordeste nas quartas de final, o Náutico iniciou o planejamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. 

Além da renovação do contrato de algumas peças importantes, como o zagueiro Joécio, de 38 anos, e o atacante Thalissinho, de 18, o Timbu teve mudanças no departamento de futebol. 

Eduardo Henriques, ex-diretor, foi desligado no início de abril. No seu lugar, o ex-jogador do Corinthians, Betão, foi apresentado na última quarta-feira (17) e asumirá o cargo na diretoria. 

Veja também

Seleção brasileira feminina de futebol se adapta ao fuso horário em 1º treino na Austrália
Futebol

Seleção brasileira feminina de futebol se adapta ao fuso horário em 1º treino na Austrália

Recife Vôlei investe na união entre experiência e juventude das levantadoras para Superliga B 2024/2
Vôlei

Recife Vôlei investe na união entre experiência e juventude das levantadoras para Superliga B 2024/2

Newsletter