Logo Folha de Pernambuco

Liga dos Campeões

Sorteio da Champions entrega competitividade sonhada por Neymar e pela seleção até a Copa do Mundo

Camisa 10 cai com PSG no grupo que conta com Juventus e Benfica. Torneio será cortado no meio devido ao Mundial do Catar, entre novembro e dezembro

Neymar marcou dois gols na vitória do PSG neste sábado (13)Neymar marcou dois gols na vitória do PSG neste sábado (13) - Foto: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/2023, realizado nesta quinta-feira (25), em Istambul, na Turquia, entregou à Europa o seu grupo da morte: o C, com Bayern de Munique, Barcelona e Inter de Milão. Mas do outro lado da chave há uma excelente notícia para os brasileiros.

Posicionado na chave H, o Paris Saint-Germain entregará a Neymar a sonhada competitividade até a Copa do Mundo do Catar.

Claro, o PSG é amplo favorito à primeira colocação, mas terá pelo menos dois adversários complicados nesta primeira fase: a Juventus, da Itália, e o Benfica, de Portugal. O Maccabi Haifa, da Israel, completará o grupo. No ranking, talvez seja o terceiro grupo mais complicado sorteado, o que automaticamente abre um sorriso no técnico Tite e na comissão técnica da seleção brasileira.

Neste ano, a Liga dos Campeões será cortada no meio devido a Copa do Mundo do Catar, localizada entre novembro e dezembro e não entre junho e julho como tradicionalmente. A fase de grupos está programada para iniciar mais cedo que o normal devido a isso (dia 6 de setembro) e só iniciará o mata-mata das oitavas de final após o Mundial.
 

Por isso havia tanta preocupação sobre em qual grupo o PSG iria cair. Como o Campeonato Francês apresenta competitividade abaixo das principais ligas europeias, os seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões aparecem como forma de melhorar a preparação do camisa 10 da seleção brasileira para o Mundial. Ao menos quatro deles cumprirão esse papel. É um cenário totalmente diferente do Real Madrid de Vinicius Júnior, por exemplo.

Pensando em Neymar, é importante esquecer o que foi a temporada anterior de Juventus e Benfica e focar nos projetos que estão sendo montados. Principalmente o dos italianos. Após ficar na modesta quarta colocação do Campeonato Italiano, o clube se reforçou e trouxe alguns astros: o meia Paul Pogba, ex-Manchester United, e o atacante Dí Maria, ex-PSG e Real Madrid, foram os principais deles. O zagueiro brasileiro Bremer também reforçou a equipe.

Já no Benfica, aquela equipe que foi eliminada na fase prévia da Liga dos Campeões com Jorge Jesus não existe mais. Nelson Schmidt, técnico alemão ex-PSV foi contratado e reforços também chegaram: o atacante brasileiro David Neres, ex-Shakhtar Donetsk, o meia argentino Enzo Fernández, ex-River Plate, e o zagueiro João Victor, ex-Corinthians.

Por fim, o Maccabi Haifa não almeja grandes feitos — estar na Liga dos Campeões já é um feito histórico para o clube. Ainda sim, Neymar poderá conhecer um ambiente de torcida hostil em Israel, algo tradicional do Leste Europeu.

A grande final está programada para o dia 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul. O estádio havia sido designado para sediar a final da edição de 2019/20, porém acabou realocado em decorrência da pandemia de Covid-19. O sonho de Neymar é chegar lá já tendo o status de campeão do mundo com a seleção brasileira.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter