Futebol

Sport busca bate-volta na Série B, enquanto Náutico tenta retorno à elite após nove anos de ausência

Leão estreia na competição neste sábado, na Ilha; Timbu vai ao Paraná, domingo, visitar o Londrina

Sport e Náutico buscam o acesso à Série A do BrasileiroSport e Náutico buscam o acesso à Série A do Brasileiro - Foto: Tiago Caldas/CNC

Com o slogan de "mais difícil da história", a Série B inicia nesta sexta-feira. Em 2022, serão seis equipes - Cruzeiro, Vasco, Grêmio, Bahia, Sport e Guarani - que juntas somam 14 títulos da elite do futebol nacional. Todas elas cotadas para brigar pelo acesso à Série A. Além do Leão, Pernambuco ainda contará com o Náutico na competição. Ambos entram em campo pela primeira vez no sábado e domingo, respectivamente. Enquanto o Rubro-negro recebe o Sampaio Corrêa, na Ilha, às 18h30, o Timbu visita o Londrina, às 11h, no dia seguinte. Mas, você lembra o histórico de acessos da dupla pernambucana na Segundona neste século?

Primeiro a entrar em campo, o Sport vai para sua 10ª participação no recorte. Campeão da competição em 1990, o Rubro-negro buscará o quinto acesso no novo milênio. Em 2006, na primeira edição do campeonato por pontos corridos, o Leão ficou com o vice-campeonato, assim como da última vez que esteve nesta divisão, em 2019. Já em 2011, subiu com a última vaga, enquanto dois anos mais tarde conseguiu o acesso com um terceiro lugar. 

Em 2022, o Leão tentará repetir os desempenhos de 2013 e 2019. Nas ocasiões, o clube conseguiu o "bate-volta" após cair para a Segundona no ano anterior. O feito, inclusive, não é algo incomum na competição. Neste atual formato desde 2006, 21 clubes conseguiram retornar à Série A na primeira oportunidade em que tiveram. Ano passado, por exemplo, Botafogo, Goiás e Coritiba voltaram à elite depois de caírem em 2020. Apenas o Vasco não teve o mesmo êxito. 

Distante da Série A desde 2013, o Náutico teve um início de Série B arrasador ano passado. O Alvirrubro liderou o campeonato durante grande parte das 38 rodadas, chegando a ficar invicto por 14 partidas. No entanto, com a saída de peças importantes no meio do caminho e a falta de reposição para as mesmas, o Timbu acabou perdendo o fôlego e fechou a competição apenas na 8ª colocação.

Dando o pontapé inicial em sua 15ª Série B no século XXI, o clube da Rosa e Silva buscará o seu terceiro acesso. Assim como o rival da Ilha do Retiro, o Timbu conseguiu chegar à Série A em 2006 e 2011. Na primeira oportunidade, fechou a competição em terceiro lugar. Já na última vez que ascendeu à elite ficou com o vice-campeonato, atrás da Portuguesa. 

Entre idas e vindas nas duas primeiras divisões do futebol nacional, o Alvirrubro ainda amargou uma queda para a Série C, em 2018, retornando à Segunda Divisão como campeão no ano seguinte. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter