Sport

Sport oficializa a chegada do técnico argentino Mariano Soso

Aos 42 anos, técnico estava no Melgar, do Peru

Mariano Soso, novo técnico do SportMariano Soso, novo técnico do Sport - Foto: Divulgação/FBC Melgar

Detalhes acertados e o Sport tem novo treinador para 2024. Trata-se do argentino Mariano Soso, de 42 anos. Após levar o Melgar ao vice-campeonato peruano na última temporada, o técnico terá a missão de comandar o Rubro-negro pernambucano até o fim do próximo ano. O anúncio foi feito de forma oficial pelo Leão no início da noite desta terça-feira (5) e o novo responsável por dirigir o elenco desembarca no Recife nesta quinta-feira (7).

Nestes primeiros dias de trabalho da nova diretoria de futebol, o Sport tem adotado um tom mais sigiloso nas negociações que envolvem o clube. Não à toa, apenas nesta terça o comitê gestor leonino, através do diretor Guilherme Falcão, confirmou à reportagem estar negociando com o agora novo treinador da equipe. Soso, inclusive, está dentro do perfil que a cúpula rubro-negra entende como adequado para dirigir o Leão, com trabalho de proposição de jogo, agressividade e utilização da base. 

Aos 42 anos, Soso estava no Melgar, do Peru, onde foi vice-campeão nacional ficando a apenas um ponto do campeão Universitário. A segunda colocação levou a equipe à pré-Libertadores. Por lá, em 38 partidas, foram 18 vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. Ainda no futebol peruano, foi campeão com o Sporting Cristal, em 2016, e dirigiu o Real Garcilaso. 

Apesar de ser jovem, o treinador também soma passagens por outras equipes do continente sul-americano. Soso já dirigiu o CD O'Higgins, no Chile, Gimmnasia, San Lorenzo e Defensa y Justicia, na Argentina, além do Emelec, no Equador.

Soso será o quarto técnico argentino a treinar o Sport na história do clube. Valentín Navamuel, campeão pernambucano em 1938, 1942 e 1943 foi o primeiro da lista. Em seguida, foi a vez de Dante Biachi ficar à frente do Leão e faturar os estaduais de 1956 a 1958. O último hermano a dirigir a equipe da Praça da Bandeira foi Filpe Núñez, em 1983.

Início no futebol

Natural de Rosário, Mariano Soso começou a trabalhar com futebol em 2004. À época, como auxiliar técnico do Estudiantes, da Argentina. Ele ainda exerceu o mesmo cargo no Atlas, do México, Libertad, Cerro Porteño e Nacional, do Paraguai, Unión Temuco, do Chile, além do Sporting Cristal, do Peru, antes de iniciar a carreira como treinador no Real Garcilaso. 

Veja também

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions
Futebol Internacional

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023
Futebol

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023

Newsletter